SEMED REALIZA 3º SEMINÁRIO DO PNAIC


O 3º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi realizado no Ginásio da Escola Tecnológica na manhã da última sexta-feira, 18/12. O evento reuniu uma mostra das ações realizadas dentro do programa, durante o ano letivo de 2015, nas escolas tanto da cidade quanto do campo.

“Desde que aderimos ao programa, sempre realizamos ao final de cada ano um seminário para apresentar à sociedade o resultado dos trabalhos executados com os alunos. O PNAIC tem contribuído muito para a melhoria da alfabetização porque traz formação e incentivo aos educadores”, avalia Dileuza Linco, coordenadora do programa no município.

O programa é desenvolvido em escolas que atendem do 1º ao 5º ano, mas é exclusivo para alunos do 1º ao 3º ano. No município, envolve 8 escolas na cidade e 76 na zona rural compreendendo um universo em média de 7 mil estudantes.
No seminário, as escolas fizeram exposição de material didático além de apresentar danças, contos, poesias e outros.

“O programa veio somar em conhecimento para nós e a prefeitura dá todo suporte para nossa formação, assim podemos melhorar a qualidade do ensino aos nossos alunos”, conta a professora Derlaine da Silva, da Escola Santa Terezinha, Axipicá, zona rural.
O PNAI é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O município de Oriximiná aderiu ao programa no ano de 2012 e iniciou as ações no ano de 2013.

Ao Governo Federal cabe a responsabilidade de fornecer o material didático aos professores e alunos, além de uma bolsa mensal de R$ 200,00 aos professores alfabetizadores. O Governo do Estado garante a formação, através da UFOPA, aos professores coordenadores do programa no município. Já a prefeitura é responsável pelos cursos de formação aos professores alfabetizadores, realizados mensalmente, bem como despesas com transporte e alimentação dos educadores da zona rural para o deslocamento até a cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍