ORIXIMINÁ TEM NOTIFICADOS 140 CASOS DE DENGUE

Estabilizado o surto de vômito e diarreia que acometeu boa parcela dos oriximinaenses no mês de janeiro ocasionando superlotação no Hospital Municipal (HMO), Oriximiná, assim como o país inteiro, sofre com aumento de casos de dengue. Somente nos meses de janeiro e fevereiro foram notificados 140 casos da doença, dos quais 8 suspeitos de dengue grave do tipo hemorrágica, com 2 óbitos ainda sob investigação. Ressalta-se que para cada caso notificado, estima-se que existem 3 pessoas que adoeceram e não procuraram as unidades de saúde. Logo os números de infecção são maiores do que as estatísticas apontam.
 
“A população de Oriximiná convive há quase 20 anos com a dengue e muitos já adoecerem dos vírus tipo 1 e 2 que são os casos menos agressivos da doença. Infelizmente, como temos os 4 sorotipos circulando no município, se as pessoas não se cuidarem, poderemos ver mais casos de dengue dos tipos graves como a hemorrágica”, informa o enfermeiro Carlos Beta, da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
 
Até o momento, ainda não foram notificados casos de Zica e Chikungunya. Nos casos de dengue dos tipos 1 e 2, os pacientes que procuram o Hospital Municipal e as Unidades Básicas de Saúde, estão sendo medicados, hidratados, orientados a voltar às suas residências e, dependendo da situação do enfermo, a recomendação é para retornar ao HMO para hidratação ou imediatamente caso os sintomas se agravem.
 
“Nos casos de dengue, é preciso ficar atento, pois quando a febre passa a situação tende a se agravar. Se a pessoa perceber sangramento, deve procurar o hospital com urgência. Grávidas, crianças e idosos devem ter atenção redobrada, pois o sistema imunológico é mais frágil e podem apresentar complicações”, Conta Carlos Beta.
 
Em função do surto de vômito e diarreia e aumento progressivo dos casos de dengue, a prefeitura de Oriximiná decretou Situação de Emergência em Saúde no município no final do mês de janeiro. Agentes Comunitários de Endemias (ACE) foram contratados para atuar nos domicílios e os agentes de saúde orientados a reforçar o trabalho dos ACE. A equipe do Hospital Municipal também ganhou reforço com mais profissionais atuando nos atendimentos.
 
“Além dessas medidas, aumentamos a quantidade de medicamentos no hospital para suprir a necessidade dos pacientes. Também disponibilizamos o posto Lauro Corrêa (Módulo) para ajudar o hospital nos atendimentos inclusive aos fins de semana. Como a demanda foi pequena, suspendemos o serviço e reforçamos a equipe do HMO”, informa a Secretária de Saúde, Liliana Bentes Diniz.
 
Arrastões contra a dengue estão sendo planejados pela Secretaria e deverão acontecer a partir do dia 29/02 nos bairros da cidade, começando pelo Penta. Associações de bairro e demais entidades não governamentais estão sendo chamadas para uma reunião que será realizada na próxima segunda-feira, 23/02, no auditório da Vigilância Sanitária. O objetivo é sensibiliza-las para mobilizar os cidadãos oriximinaenses a ajudarem no combate ao mosquito que também transmite a Zica, Chikungunya e febre amarela. 
 
Por: Leize Silva                     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍