ARQMO E CIRCUITO CULTURAL TROMBETAS REALIZAM FESTIVAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Festival da Consciência Negra é uma das formas das Comunidades Remanescentes de Quilombo de Oriximiná celebrarem sua cultura, luta por direitos e conquistas. O evento foi realizado no último sábado, 10/12, na Comunidade Arancuã de Baixo, também conhecida como Varjão. Uma realização da ARQMO (Associação de Remanescentes de Quilombo do Município de Oriximiná), em parceria com o Projeto Circuito Cultural Trombetas. Foi um dia festa e homenagens aos irmãos quilombolas, lideranças comunitárias, que faleceram entre o final de novembro e início de dezembro.

“Convidamos todas as 35 comunidades quilombolas para participar, mas infelizmente nem todas puderam vir por estarem isoladas por causa da seca. Neste festival em especial estamos homenageando quilombolas importantes que faleceram recentemente e por isso mesmo estamos realizando o evento em dezembro”, conta Claudinete Colé, Coordenadora Administrativa da ARQMO.

A abertura oficial do Festival aconteceu ás 10h com pronunciamento das autoridades e convidados. O período da tarde foi dedicado a torneios de futebol masculino e feminino. No início da noite celebrou-se missa seguida de noite cultural com apresentações de dança e poesia de diversas comunidades. Logo após, os participantes entraram no embalo de festa dançante sem hora para encerramento.

“O Festival significa grandiosidade e oportunidade de festejarmos nossa história e conquistas. É onde nossos jovens podem mostrar nossas danças e nosso orgulho de ser quilombola”, comenta Danielo Almeida, professor da Escola da Comunidade Arancuã de baixo.

O Festival da Consciência Negra é tradicionalmente realizado no mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Neste ano estava marcado para o dia 20/11, na Comunidade Serrinha e teve que ser cancelado de última hora em função do falecimento de uma importante líder quilombola. Para não deixar a data passar em branco o evento foi remarcado.

“Essa parceria é muito importante para o projeto uma vez que reúne todas as comunidades quilombolas. Entramos com os serviços de som e iluminação, com apoio logístico como combustível para as comunidades, frete de embarcações, figurino dos grupos de dança e todo suporte para os ensaios”, avalia Anniele Valério, Produtora Executiva do Projeto Circuito Cultural Trombetas na região.


O Projeto Circuito Cultural Trombetas é viabilizado pela Lei Rouanet, com o patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN). Produzido pela C2A Produções Culturais e Realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍