QUILOMBOLAS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE ERVAS MEDICINAIS

No período de 09 a 19 de agosto, moradores de comunidades quilombolas passaram um intenso processo de aprendizado. Eles participaram do “Curso e Oficina de Trabalho para Comunidades Quilombolas – Manejo, Aproveitamento e Uso de Espécies Medicinais”, promovido por pesquisadores da Universidade federal do Rio de Janeiro.

Ministrado em 2 fases, teórica e prática, o curso envolveu encontros no Centro Comunitário São Sebastião, realizado de 09 a 14 de agosto, e atividades práticas nas Comunidades São Joaquim, Rio Erepecurú, e Pancada, no período de 16 a 19.

Os 60 quilombolas participantes do curso tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manejo, cultivo, propagação e coleta de algumas espécies vegetais como breu, copaíba e andiroba, além de espécies alimentícias não tradicionais encontradas na floresta.

“Eu aprendi várias coisas. Aprendi fazer shampoo, sabonete, hidratante para o cabelo e para a pele. Com o que a gente aprendeu dá pra despertar e poder gerar renda na nossa comunidade”, afirma Júlia Márcia Guedes Batista, moradora da Comunidade Espírito Santo, Rio Erepecurú.

Gerar renda é o principal objetivo da ação que surgiu da necessidade de dar um retorno às comunidades quilombolas depois de 4 anos de pesquisa local sobre bioprospecção.

Segundo o professor da UFRJ, Danilo Ribeiro Oliveira, esse é o primeiro trabalho no Brasil a receber autorização a para coleta de uma série de plantas a partir do conhecimento tradicional das comunidades estudadas. “Temos um contrato entre as comunidades e a universidade e todas as publicações estão recebendo co-autoria da ARQUIMO. Nunca tinha se dado no Brasil até o momento, co-autoria ás comunidades. A gente reconhece e valoriza esse conhecimento nas diversas formas possíveis”, declara Danilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍