Metade dos municípios brasileiros sofrerá falta de água em 2015, diz estudo

Mesmo sendo a maior potência hídrica do mundo, o Brasil sofrerá com a falta de água em 2015. De acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (22/03) pela Agência Nacional das Águas (ANA), pouco mais da metade dos 5.565 municípios brasileiros terá déficit de abastecimento no período.

O diagnóstico faz parte do “Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água”, um estudo sobre as tendências de demanda e oferta do líquido nas cidades brasileiras. A pesquisa analisou a disponibilidade hídrica, o crescimento da população e as condições de infraestrutura dos municípios e concluiu que, em cinco anos, a demanda de água será maior que a oferta em 55% das cidades.

Entre os municípios que terão problemas para atender à demanda, estão grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. Segundo a ANA, o Brasil precisará investir R$ 22 bilhões nos próximos cinco anos para impedir que os municípios enfrentem problemas de abastecimento.

Atualmente, o país oferece 587 mil litros de água por segundo para uma demanda calculada em 543 mil litros por segundo. Técnicos estimam, porém, que, com um crescimento de 45 milhões no número de habitantes até 2025, o Brasil precisará elevar sua oferta de água em 137 mil litros por segundo para satisfazer a demanda da população.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍