ORIXIMINÁ VOLTA A TER GRUPO DE ESCOTEIRO

O Escotismo é uma organização educacional, não-governamental e sem fins lucrativos. É um movimento que busca a formação de crianças, adolescentes e jovens por meio de um conjunto de valores como honra, responsabilidade, disciplina, respeito a natureza e respeito ao próximo.

"É um movimento para jovens, crianças e adolescentes com a colaboração de adultos. É especificamente para o desenvolvimento total dos participantes não só como escoteiros, com a habilidades escoteiras, mas a formação para a cidadania, para inserir os atendidos na sociedade como pessoas úteis", explica Antonio Carlos Franco Printes, Diretor Técnico do Grupo de Escoteiros Uruá-Tapera de Oriximiná.

O escotismo em Oriximiná começou atividades em 1993, sendo a organização paralizada anos mais tarde. No ano passado o movimento voltou a ser organizado e hoje atende a 70 particopantes com idades entre 07 e 21 anos, divididos em 4 grupos: lobinhos e lobinhas (crianças de 07 a 10 anos), escoteiros e escoteiras (adolescentes de 11 a 14 anos), sêniores e guias (adolescentes de 15 a 17 anos) e pioneiros (jovens de 18 a 21 anos.

São desenvolvidas atividades diferenciadas para cada grupo. "Para os lobinhos e lobinhas as atividades são no intuito de socialização para eles começarem a trabalhar em grupos, aos escoteiros a gente proporciona toda aventura possível: trilhas, escaladas, natação, corridas... Para os sêniores e guias é mais a questão da identidade pessoal com atividades que proporcionem a descoberta da personalidade e como vão se firmar como adultos. Os pioneiros desenvolvem serviços a comunidade", informa Antonio Carlos.

As reuniões são desenvolvidas no bairro Cidade Nova, às manhãs de domingo. A ação fez a diferença na vida da guia Jesuane da Luz Santos, 17 anos. "Eu estava num comportamento péssimo. Eu falava besteira, tudo. Aí com os conselhos eu fui mudando e hoje em dia tenho um bom comportamento que a minha já deu confiança de eu viajar sosinha", declara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍