Novo Conselho Tutelar é inaugurado em Juruti

Mais uma vez, a comunidade de Juruti ganha com a realização de obras da Agenda Positiva. Elaborada pela comunidade juntamente com a Alcoa, a Prefeitura Municipal de Juruti e a Câmara de Vereadores, a Agenda Positiva é resultado de necessidades identificadas desde a época das audiências públicas para a implantação da Mina de Bauxita de Juruti. O que demonstra que parcerias entre poder público e iniciativa privada beneficiam a população. Nesta quinta-feira, 03, será inaugurada a sede oficial do Conselho Tutelar de Juruti, com área total de 500m² e área construída de 154m², para atender crianças e adolescentes do centro e das comunidades rurais do município, em casos de violação de direitos humanos.

A aquisição do terreno e a construção do prédio foram investimentos da Alcoa no valor de cerca de R$ 160 mil. O novo prédio, localizado no bairro Maracanã, terá um dormitório, um departamento de arquivo, um auditório e uma sala de atendimento psicológico, cinco salas de atendimento. “Todos irão ganhar com a nova sede. Os funcionários terão melhores condições de trabalho e a população será atendida com uma estrutura física que abriga equipamentos modernos, o que agilizará todos os processos e trará comodidade ao público”, afirma Chrystian Rezende, secretário especial de Governo da Prefeitura de Juruti.

Por ano, o Conselho Tutelar atende cerca de mil crianças e adolescentes. De acordo com a conselheira-coordenadora Gilza Amaral, com o novo prédio, os conselheiros esperam que o trabalho da instituição alcance um número maior de pessoas. “Esperamos que a população tenha mais conhecimento sobre o trabalho do Conselho e saiba que estamos prontos para ajudar”, explica. “As novas instalações atenderão ao nosso público, respeitando os casos sigilosos e com área exclusiva para os arquivos de cada caso”, conclui.

Atividades como atendimento, averiguação e recuperação de jovens fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar. Tanto por ação quanto por omissão, os casos como abandono material, intelectual e maus-tratos são os mais frequentes. Para combater os delitos, a instituição trabalha em parceria com outros órgãos de saúde, educação e segurança, que constituem uma rede de serviços ligados diretamente às políticas públicas do município.

Agenda Positiva - Assim como a recente ampliação do Hospital Municipal Francisco Rodrigues Barros, inaugurada dia 13 de Fevereiro, o Conselho Tutelar faz parte dos benefícios da Agenda, aos quais foram destinados R$ 69 milhões para execução de melhorias nas áreas de Saúde, Segurança Pública, Justiça, Educação, Cultura e Lazer, Infraestrutura Urbana e Rural. A lista de benefícios foi decidida em conjunto com a comunidade, durante as audiências públicas de licenciamento da Mina de Bauxita de Juruti em 2005 e foi sendo adequada em comum acordo com a Prefeitura de Juruti e a Câmara Municipal de Juruti.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alcoa Mina de Juruti e Temple Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍