Oriximiná já possui CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento de DST AIDS).

Você já ouviu falar em CTA? Trata-se de um Centro de Testagem e Aconselhamento que realiza serviços voltados ao diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Este importante órgão oferece gratuitamente testes para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 Inaugurado em dezembro, o CTA de Oriximiná oferece inicialmente testes apenas para o vírus HIV e foi além: ampliou suas ações sendo transformado num Núcleo de Promoção e Prevenção da Saúde. “Nós optamos por ampliar os serviços a serem ofertados pelo CTA do município, sendo este um espaço que vai oportunizar a todas as pessoas o acesso à informação, não só aos portadores de DST’s, como também auxiliar o aluno no seu trabalho de escola, o professor na elaboração do seu material didático, além de grupos de jovens e demais entidades”, informa Carlos Beta, Diretor de Vigilância Epidemiológica e Coordenador do CTA.

Esse foi um passo importante para ajudar desmistificar o preconceito de que quem procura o CTA é portador de HIV. “Hoje as pessoas morrem de HIV por causa do preconceito, pois têm medo de fazer o teste. Ninguém deve ter medo de vir no CTA, pois nossos serviços são voltados para toda a população. Durante o pré-natal, por exemplo, as gestantes fazem o teste do HIV aqui”, esclarece Carlos Beta.

O atendimento no CTA é sigiloso. Entre os serviços ofertados está a disponibilização de camisinhas e o acompanhamento de profissionais que orientam sobre o resultado final do exame. O usuário passa por uma sessão de aconselhamento com objetivo de apoiá-lo emocionalmente, caso o resultado seja positivo. “Contamos com enfermeiros, assistente social e psicólogo para orientar os usuários sobre sífilis, HIV, Hepatie B e DST’s em geral. A gente pára, senta e conversa horas. Por que muitas vezes a pessoa nem precisa de remédio, só precisa de alguém para ouvi-lo, porque a sociedade ainda tem muito preconceito sobre essa questão”, comenta Carlos Beta.

Estima-se que a partir de março, o centro já esteja fazendo testes para diagnóstico de sífilis e Hepatite B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍