Pesquisa mostra que filhos de pais fumantes têm 35% mais chances de desenvolver leucemia

Além das mulheres que pretendem engravidar, pais e futuros pais também devem evitar o consumo do cigarro. Estudo feito em Perth, na Austrália, indica que filhos de homens que fumavam mais de 15 unidades por dia na época da fecundação têm 35% mais chances de desenvolver leucemia, o tipo mais comum de câncer infantil.
Os especialistas entrevistaram famílias de quase 400 crianças com leucemia linfoblástica aguda sobre os hábitos dos pais. A equipe comparou esses dados com informações de mais de 800 crianças com idades similares, mas que não tinham tumores. O tabagismo materno não teve impacto no risco de desenvolver câncer, mas quando os pais eram fumantes, o risco aumentou. O resultado é que a fumaça do tabaco pode danificar o DNA do espermatozóide e ele, mesmo assim, fecundar um óvulo.
Proibição no DF
Na cidade de Brasília (DF), foi proibido o consumo de "cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer produto fumígero" em carros que transportem gestantes, crianças ou adolescentes. A multa para quem desrespeitar a regra será de, no mínimo, R$ 500, com possibilidade de retenção do veículo. Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 29 de dezembro, a lei entra em vigor 90 dias após dessa data, mas ainda precisa ser regulamentada.

(Fonte: Folha de S. Paulo, Jornal de Brasília e Zero Hora - Resumo: Andi)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍