VOCÊ QUER SER CHEFE OU LÍDER?

Parece não haver diferença nestes substantivos, mas podemos começar a enxergá-la a partir da própria definição que extraímos do dicionário, vejamos:
a) Chefe: Funcionário ou empregado que dirige um serviço. Cabeça, principal;
b) Líder: Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
Ser chefe é, a partir do momento que é empossado no cargo, obter o "respeito" por parte dos subordinados, é impor sua autoridade dando ordens para que determinado trabalho seja realizado, tentando a todo custo demonstrar que quem manda é ele.
Ser Líder é, a partir do respeito que adquire para com seus parceiros, pelo autocontrole e senso de justiça ao enfrentar situações adversas, lhe é atribuído, por consequência, o cargo de líder de uma equipe. É a própria equipe quem escolhe o líder e aceita tê-lo como seu representante e guia para o desenvolvimento dos trabalhos do grupo.
Enquanto a visão do chefe é de imputar medo no grupo e de "secar" qualquer possibilidade de desenvolvimento das pessoas por temer justamente a perda do cargo, o Líder, ao contrário, busca justamente trabalhar o presente preparando sua equipe de modo a se tornarem líderes ou a realizarem seus objetivos.
O chefe impõe o medo para se garantir ao passo que o líder desenvolve oportunidades para que sua equipe lhe dê sustentação suficiente para buscar novas oportunidades.
Mas para ser líder é preciso desenvolver novas técnicas, buscar novas formas de se fazer as coisas sem, contudo, "pisar" no outro ou "puxar o tapete" de quem está ao seu lado ou hierarquicamente acima de você. Fazer igual ao que todos fazem pode até lhe garantir o cargo de chefe, mas não lhe garantirá o "Oscar" de líder.

De: Sergio Ferreira Pantaleão

Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/chefe-lider.htm



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍