Brasil vai ganhar instituto virtual com informações sobre espécies da flora e da fauna do país

O Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação lançou na terça-feira, 17,  no Senado, um sistema de informação sobre a biodiversidade brasileira. 

Entidades públicas e privadas participaram do evento, organizado pela Comissão de Meio Ambiente. 

O Brasil vai ganhar um instituto virtual, com informações sobre espécies da flora e da fauna do país. O Sib-Br, Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com entidades públicas, como fundações e universidades, e será aberto ao público. Ao reunir num único portal na internet todas as informações sobre plantas, animais e microorganismos existentes no país, o Sib-Br pretende contribuir com as pesquisas e também com as políticas públicas para o setor de ciência e tecnologia. Mas o trabalho não é fácil. Estima-se que haja até 20 milhões de espécies no planeta, e o Brasil, país com a maior biodiversidade do mundo, abriga cerca de 20% de todos os vegetais e animais existentes. 

Junto com o Sib-Br, o governo vai iniciar um censo da biodiversidade, e a primeira meta é contar a riqueza da Amazônia.  "O censo busca responder a necessidade urgente de ampliar o conhecimento da biodiversidade da mais extensa floresta tropical do mundo. O Objetivo do censo é mapear, inventariar e caracterizar a biodiversidade da Amazônia, com o propósito de embasar políticas públicas voltadas á conservação ambiental e ao desenvolvimento regional", explicou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. 

Além de mostrar a riqueza da floresta, o trabalho tem impacto econômico. Metade dos 150 medicamentos mais receitados no mundo tem origem na biodiversidade. E o ministro admite que o conhecimento das espécies vai possibilitar o uso racional e sustentável dessas riquezas na medicina, na indústria e na agricultura. Para tocar à frente o Sib-Br, o governo recebeu oito milhões de dólares do Banco Mundial e vai investir mais 20 milhões de dólares.

Fonte: http://www.senado.gov.br/noticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍