SOLTURA DE QUELÔNIOS 2012

Todos os anos, no mês de março, comunidades ribeirinhas de Oriximiná e Terra Santa soltam na natureza milhares de filhotes de tracajá, tartaruga, pitiú e calalumã por meio de um movimento conhecido como Soltura de Quelônios do Projeto Pé-de-pincha. É o encerramento de um ciclo de trabalho de pesquisadores e voluntários que começa no mês setembro com coleta de ovos à beira dos rios e lagos para posterior postura em chocadeiras. A partir daí os animais são monitorados deste o nascimento até o dia da soltura.
Em Oriximiná, o projeto é executado em 11 comunidades que realizaram soltura de quelônios de 02 a 11 de março compreendendo um total de 24.993 animais soltos em rios e lagos do município. Já em Terra Santa foram devolvidos à natureza, em média, 10.300 filhotes, nos dias 30 de março e 01 de abril nas propriedades rurais Aliança e Desengano, localizadas no Lago Piraruacá.
O projeto Pé-de-pincha tem o objetivo de preservar espécies de quelônios na Amazônia. Criado pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), foi implantado pela primeira vez no ano 1999, no lago Piraruacá, em Terra Santa. A idéia deu certo e aos poucos foi estendida a outros municípios da região, entre eles Oriximiná onde já existe há 11 anos. A MRN é uma das parceiras da ação juntamente com o IBAMA, prefeituras e comunidades ribeirinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍