ENCHENTE EM ORIXIMINÁ - DADOS RECENTES

Todos os anos, o período de enchente e seca dos rios, modifica as paisagens e interfere, principalmente, na vida dos ribeirinhos, com maior ou menor intensidade. Neste ano, estamos assintindo a uma enchente considerada uma das maiores de todos os tempos, levando vários municípios da Amazônia a decretarem situação de emergência. Somente no Pará são 16 municípios nessa situação, entre eles, Oriximiná.

De acordo com dados da prefeitura de Oriximiná, foram atingidas 129 comunidades rurais deixando 1783 casas tomadas pela água. São mais de 16.400 pessaos afetadas pela enchente; dessas 582 não tem para onde ir.

O município tenta atender às necessidades dos ribeirinhos, dispondo unicamente de recursos próprios. A compra de madeira é maior solicitação dos comunitários, que a utilizam para a construção de marombas (assoalhos suspensos) dentro das residências que não estão totalmente submersas, bem como para disposição de animais como suínos, caprinos, bovinos e outros.

Até o momento não houve a destinação de recurso federais para o município, em função de este não ter instituído um Departamento de Defesa Civil.

Felizmente esta semana, o nível do rio começou a descer.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍