FESTIVIDADE DE SANTO ANTÔNIO SE APROXIMA

As homenagens a Santo Antônio, padroeiro de Oriximiná, já iniciam neste final de semana. A paróquia e a Secretaria de Cultura providenciam os últimos ajustes, enquanto os romeiros se preparam para os dias de festa e o comércio local, em especial do ramo de confecções, é aquecido pelo corre corre das compras para a ocasião. Esta é maior manifestação religioso-cultural do município e de grande relevância no Estado do Pará. Há quem diga que o Círio de Santo Antônio é maior círio fluvial noturno do planeta. Existem também aqueles que contestam a idéia, mas na dúvida, convenhamos, o evento é uma explosão de fogos e luzes nas águas do Rio Trombetas, um espetáculo de encher os olhos e o coração de quem assiste.

Este ano a festividade será realizada de 04 a 18 de agosto e tem como tema ‘Santo Antônio, rosto jovem, exemplo de fé’. “O Tema das festividades é escolhido tendo como base a vida de Santo Antônio, a campanha da fraternidade do ano em curso e o ano da Fé. A parte referente ao rosto jovem é voltada para Jornada Mundial da Juventude que conta com 7 jovens oriximinaenses que saíram daqui para participar desse grandioso evento católico”, esclarece Marlene Gemaque, integrante da coordenação geral da Festividade.

A abertura oficial das homenagens a Santo Antônio acontece oficialmente no dia 04 com o Círio Fluvial, mas as atividades já iniciam no dia 03 quando a imagem do santo sai da Igreja Matriz em procissão por algumas ruas da cidade até o barco que fará seu translado para a comunidade Nossa Senhora das Graças, no Sacuri, zona rural.  “Nas comunidades de onde sai o círio, os moradores recebem o santo com orações e festa. Ao chegar no Sacurí vamos logo celebrar uma missa”, comenta Marlene.

Para garantir toda a beleza e glamour do Círio de Santo Antônio, a organização das festividades mobiliza uma grande quantidade de pessoas entre romeiros, voluntários, escolas, artistas plásticos e outros. "Para a ornamentação da balsa que conduz Santo Antonio no Círio Fluvial, nós aprovamos um projeto avaliado em R$ 50 mil e os já artistas e eletricistas já estão trabalhando. Neste ano nós teremos 15 mil barquinhas luminosas, os balões já foram confeccionados e entregues pelas escolas, já a base delas que é feita de aninga, vai ser produzida por uma equipe de voluntários. Tudo está em pleno andamento”. Garante o padre Arilson Lima da Silva, coordenador geral da festividade.

A devoção ao santo casamenteiro acompanha a história do povo oriximinaense. De acordo com pesquisas recentes, as festividades do padroeiro de Oriximiná são realizadas há mais de 80 anos. Entretanto, o círio fluvial acontece há 67 anos, desde o primeiro translado conduzido do lago Iripixi em 04 de agosto de 1946, em uma canoa de 7 palmos. Hoje as homenagens ao padroeiro evoluíram e se concretizam em 15 dias de oração, devoção e festa com alvorada, procissões, missas, leilões, venda de iguarias, apresentações culturais, serestas, dentre outras atrações. “Que esta festividade seja um momento de reavivar a fé, a esperança e o compromisso em Jesus Cristo. Que seja de fato um grande despertar para fé e a Igreja. Que todo oriximinaense e visitante se sinta em casa como colaboradores e construtores de um mundo melhor”, declara padre Arilson.

As homenagens a Santo Antonio são uma realização da Paróquia de Oriximiná e tem como principais patrocinadores a Prefeitura e a MRN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍