Mineração Rio do Norte celebrará aniversário de operações com atração nacional

Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a Mineração Rio do Norte comemora 34 anos de operações. A festa comemorativa em celebração ao primeiro embarque de bauxita realizado em 1979, em Porto Trombetas, no oeste do Pará, será realizada no próximo dia 24 de agosto, com a participação da banda Ara Ketu e da dupla sertaneja Beto e Leno, numa programação aberta ao público.

Aos 34 anos, a MRN ocupa hoje a colocação de maior mineradora de bauxita da América Latina. Em 2012, suas vendas somaram 16,9 milhões de toneladas, sendo que 59% foram destinadas ao mercado interno para suprimento das refinarias Alunorte e Alumar e os outros 41% destinados ao mercado externo: 18% para os Estados Unidos, 11% para o Canadá, 10% para a Europa e 2% para a China.
 
Em pouco mais de três décadas a empresa vem investindo em projetos sustentáveis e no desenvolvimento do oeste paraense. Um dos compromissos assumidos nos últimos anos foi com o desenvolvimento da mão de obra local, que hoje compõe 88% de seu quadro de profissionais.
 
Uma dessas iniciativas é o Programa de Bolsas para Ribeirinhos, que vem mudando a vida de estudantes da Comunidade Quilombola Boa Vista, localizada no rio Trombetas. A empresa oferece ajuda financeira para quem passou no vestibular em universidades públicas e pretende dar continuidade aos estudos no ensino superior.
 
Foi essa oportunidade que levou Jeferson dos Santos a ter uma profissão e integrar o quadro de profissionais da mineradora. Hoje, já formado em Química, é responsável por coordenar a equipe do meio físico no Departamento de Meio Ambiente. “Esse auxílio foi determinante para a minha vida acadêmica e profissional. Ajudou meus pais a se manterem tranquilos financeiramente enquanto eu estudava. Isso mudou minha vida”, comenta. Jeferson é apenas um entre muitos paraenses que fizeram sua trajetória profissional em Porto Trombetas, na Mineração Rio do Norte.
 
Os bolsistas recebem auxílio de R$ 362 do programa para ajudar nas despesas com hospedagem e alimentação enquanto estudam em universidades de Santarém, Manaus e Belém. Os bolsistas também são contemplados com passagem nas férias uma vez ao ano.


Érica Bernardo
Assessora de Comunicação
Mineração Rio do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍