A IMPORTÂNCIA DE CADA SER VIVO PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL



 Na natureza, cada ser vivo exerce uma função que é de fundamental importância para manter o equilíbrio do meio ambiente. O aumento ou diminuição da população de uma espécie, por exemplo, pode provocar sérios problemas ambientais, podendo levar inclusive a extinção determinada espécie. Isso também vale para todas aquelas plantas e animais que parecem desprezíveis ou inúteis para nós, entre eles os insetos. “E Deus viu que tudo era bom”, diz a Bíblia, no livro de Gêneses, na narração sobre a criação do universo. Realmente, tudo o que existe na natureza é bom e tem como propósito a sobrevivência de todos os seres vivos e a manutenção da vida.

“Existem animaizinhos que tem uma relevância enorme para a natureza, é o caso das abelhas que são importantes polinizadoras. Os morcegos, animais que as pessoas rejeitam e matam, fazem boa parte da polinização. Tem morcego que se alimenta somente de néctar, de frutos, apenas uma pequena porcentagem se nutre de sangue. Esses são exemplos de espécies que devem ser preservadas porque ajudam na reprodução das plantas”, esclarece Ricardo Gandra, Consultor do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa).
A polinização é processo pelo qual a maioria dos vegetais se reproduzem. Ocorre quando há o transporte de grãos de pólen de uma flor a outra, por polinização cruzada, ou da parte superior até o ovário de uma mesma flor, por autopolinização. As abelhas, borboletas, besouros, moscas, morcegos, são exemplos de animais que auxiliam as plantas em seu processo de reprodução. Imagine uma plantação de laranjas associada ao cultivo de abelhas para a produção do mel. As abelhas se alimentarão do néctar produzido pelas flores das lajaranjeiras, produzindo mais mel. Também será maior a produção de laranjas em função da transferência de pólen entre as flores.

Nesse sentido, torna-se necessária uma reflexão sobre o papel de cada ser vivo para o meio ambiente. Somente com compreensão de que cada ser vivo é importante para manter vida no planeta, será possível diminuir os problemas ambientais comuns nos dias de hoje. “Nós temos que ter uma visão mais abrangente e se perguntar porque aquele bichinho existe na natureza.  Quando as pessoas caçam em excesso numa região há diminuição de paca, cutia, provocando o aparecimento de onças e maracajás próximo às residências. Isso acontece porque o alimento desses animais está em falta na floresta. Então, eles atacam o gado, as galinhas. O mesmo se aplica para o aparecimento de cobras e gaviões próximo às criações”, alerta Ricardo Grandra.

Texto: Leize Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍