ORIXIMINÁ REALIZA SEMINÁRIOS VOLTADOS PARA A CULTURA E ECONOMIA LOCAIS


O município de Oriximiná, na semana passada, fechou sua agenda com a realização de eventos importantes para a cultura e economia do município como o I Seminário de Cultura e Desenvolvimento, promovido pela Mineração Rio do Norte através da Agência Planeta, e o I Seminário da Mandioca, organizado pela EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

O I Seminário de Cultura e Desenvolvimento de Oriximiná aconteceu no dia 25, quarta-feira, no auditório da UFOPA e reuniu empreendedores culturais, representantes de projetos e do poder público de cinco municípios: Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, faro e Juruti. O evento teve por objetivo debater informações voltadas para a elaboração de projetos, incrição dos mesmos em Leis de Incentivos Fiscais como a Lei Rouanet do Governo Federal e a Lei Semear do Governo do Estado, e também orientar quanto à captação de recursos junto a potenciais patrocinadores para melhorar a atuação dos projetos culturais na região Oeste do Pará. O evento contou com representantes do Ministério da Cultura, do Governo do Estado e da Fundação Tancredo Neves, tendo como presença ilustre o cantor e compositor Nilson Chaves que foi um dos palestrantes. "Nosso objetivo é possiblitar às pessoas e instituições que trabalham com projetos culturais na região, a elaborar projetos que atendam aos requisitos da Lei Semear, do governo do Estado, e da Lei Rouanet, do governo Federal, por exemplo, no processo de captação de recursos para execução de seus trabalhos. Isso beneficia a comunidade e a região de um modo geral", declata Antonio Carlos de Freitas, diretor-sócio da Agência Planeta e Sustentabilidade.

Antes do seminário, a Agência Planeta com o patrocínios da MRN, realizou uma oficina nos dias 23 e 24, sobre Elaboração de Projetos e Mecanismos de Incentivos Fiscais, que contou com 40 participantes.

Na sexta-feira, dia 27, foi a vez de a Emater entrar em ação com a realização do I Seminário da Mandioca que teve por objetivo apresentar aos agricultores do município tecnologias que prossibilitam o aumento da produção da mandioca, principal atividade agrícola de Oriximiná, por meio do Trio da Produtivide e Roça sem Queima.

Durante o evento, foram apresentados os resultados positivos obtidos nas Unidades Demonstrativas da Mandioca existentes na Comunidade Ascenção, Lago Sapucuá, e na Estrada do BEC, nas quais são aplicadas as tecnologias já mencionadas. “Nas unidade demonstrativa foram implantadas pequenas mudanças em relação ao que os agricultores fazem com o plantio da mandioca que correspondem à seleção da maniva, tipo de corte e espaço para plantio. Os produtores do projeto terão suas casas de farinha melhoradas e estão sendo orientados e capacitados para gerar produtos dentro dos padrões de higiene e qualidade”, informa Alexander Farias Valente, Técnico da EMATER.

Com o seminário, pretende-se difundir o uso dessas tecnologias e aumentar para 24 toneladas a produção de raiz por hectare. “A baixa produtividade se dá justamente pela ausência do uso das tecnologias e técnicas de plantio. Aqui muitos ainda plantam como os índios plantavam”, diz o agrônomo da Emater Marcos Leite.

O I Seminário de Cultura e Desenvolvimento de Oriximiná e o I Seminário da Mandioca, foram realizados com o patrocínio da Mineração Rio do Norte.

Por: Leize Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍