COMEÇA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA DE ORIXIMINÁ

Um sonho muito antigo dos oriximinaenses está começando sair do papel para virar realidade. Trata-se da escola tecnológica profissionalizante que começou ser construída neste mês de abril.

A escola faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, que pretende levar mão de obra qualificada aos municípios mineradores. Neste primeiro momento está sendo realizada a remoção de arbustos da área, serviços de topografia e terraplenagem. A empresa responsável pela obra tem o prazo de um ano para concluir a escola e entregá-la ao governo estadual, o que significa que ela deverá estar pronta até abril de 2012.

“A escola possui 12 salas de aula, 6 laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e dois grande laboratórios especiais para a preparação do jovem para o mercado de trabalho”, informa Ronaldo Luis Silva de Souza, Engenheiro Civil Técnico em Segurança no trabalho, responsável pela execução do projeto arquitetônico.

Durante a construção da escola serão gerados mais de 80 empregos diretos com preferência para profissionais de Oriximiná, o que significa geração de renda para o município. "Serão contratados carpinteiros, ferreiros, pedreiros, ajudantes, betoneiros, motoristas, em torno aí de 80 homens no pico. Também será dada oportunidade de todos os fornecedores de Oriximiná assim como as empresas terceirizadas que prestam serviços e poderão colaborar com a execução dos serviços”, comenta Ronaldo.

A escola tecnológica é a execução de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e o Ministério da Educação (MEC). A prefeitura fez a doação do terreno para construção do prédio e está desenvolvendo os trabalhos de topografia e terraplenagem.

Essa conquista está trazendo grandes expectativas aos oriximinaenses. “Nós esperamos que essa escola forme profissionais para atuarem aqui dando a chance de nosso povo participar com mão-de-obra qualificada desses projetos mineradores que existem na região. Acredito que isso vai trazer um benefício enorme para a população", declara João Carlos Pereira, Secretário de Obras.

Ao todo, 11 escolas tecnológicas estão sendo construídas somente no Estado do Pará. Elas serão a base para a futura Universidade Tecnológica (UNITEC) que terá sede em Belém e vários campi pelo interior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍