LEITOR DE CARTEIRINHA MODIFICA COMUNIDADE ESCOLAR

Imagine uma escola onde estudantes, pais, professores e demais funcionários estão constantemente lendo livros e mais livros. Parece coisa de outro mundo, não é? Mas essa é uma realidade na Escola Municipal Raimundo Muniz que criou um projeto de incentivo a leitura chamado Leitor de Carteirinha. 

O projeto se tornou uma máquina de fazer leitores na Escola Raimundo Muniz. A ação estimula a leitura por meio de uma competição onde quem ler a maior quantidade de livros recebe prêmios no final do ano. A disputa mobilizada toda a escola, pois está dividido em quatro categorias: estudantes, pais, professores e funcionários. O projeto é desenvolvido em parceria com a biblioteca municipal enéas cavalcante.

“Lá na biblioteca eles tiram uma carteirinha e a partir disso ele já pode emprestar o livro que depois de lido será produzido uma resenha sobre a leitura. A professora Silvia Printes, diretora da biblioteca, controla a quantidade de livros que o aluno, os pais, os funcionários, os professores leram durante o ano. A gente premia os participantes que ficarem em primeiro e segundo lugar de cada categoria”, explica Helena Souza Gonçalves, Diretora da Escola.

Este ano o projeto veio com uma novidade, a leitura compartilhada, onde os estudantes se reúnem na biblioteca da escola para ouvir a leitura de um texto. Depois são estimulados a fazer comentários, quem comenta recebe prêmios que criança adora como biscoitos, por exemplo. Eles também receberão uma bolsa em que poderão emprestar livros na sexta-feira para ler com a família durante o fim de semana.

Mas isso o zelador, Raimundo Moitinho, bicampeão na categoria funcionário, já faz com seu filho depois virou um leitor de carteirinha, e essa foi apenas uma das mulanças que o projeto trouxe para sua vida. "Gosto muito de poesia, gosto de ler histórias em quadrinhos e levo pra casa, pra ler pro meu filho. O projeto mudou muito minha vida até voltei a estudar, eu não estudava e me incentivou a estudar, aí eu fui pra escola terminar o fundamental", informa.

O projeto Leitor de Carteirinha é desenvolvido na escola desde 2009. É executado do início das aulas até o mês de outubro, esse o tempo que os participantes têm para fazer suas leituras. No mês de novembro, acontece a culminância do projeto com a Feira da Leitura, onde acontece a premiação dos campeões. Entre as conquistas da ação, está a construção da biblioteca da escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍