BARQUEIROS E IMPORTANCIA PARA NAVEGAÇÃO


Em nossa região, todos os dias, milhares de pessoas precisam se locomover para outras cidades e comunidades rurais. A maior parte desse trajeto é feito pelos rios em embarcações de pequeno, médio e grande porte. Nesse contexto, os barqueiros, profissionais que dirigem barcos e lanchas, são de fundamental importância para que os viajantes cheguem ao seu destino com segurança.

“Eu gosto muito da minha profissão e acho que faço um trabalho importante para a sociedade. A gente ajuda as pessoas a chegarem aonde quiserem e tem vezes que só dá para chegar de barco ou de lancha e nesse caso só um barqueiro pode ajudar”, conta Ailton Santos de Jesus, barqueiro da COOPBARCOS (Cooperativa Fluvial Especializada do Rio Trombetas).

Para exercer a profissão é preciso conhecer os rios, as normas do trânsito marítimo e ser habilitado pela Capitania dos Portos. “Fiz um curso de três meses pela Capitania dos Portos para conseguir minha habilitação. Neste trabalho a gente tem que ter muita atenção, boa vontade e dedicação para aprender o caminho certo de cada lugar, porque não existem placas indicando para onde a gente deve ir, então tudo depende da nossa capacidade de memorizar”, explica Ailton.   

Uma viagem tranqüila e segura depende unicamente desses profissionais. “Para viajar com segurança temos que ter uma boa visão, estar descançado, ter muita atenção e concentração, dirigir dentro da velocidade de 50km/h e estar sempre em comunicação com as embarcações que estiverem subindo ou descendo o rio”, garante Ailton.

Seu Ailton e mais 18 pessoas são sócios da COOPBARCOS (Cooperativa Fluvial Especializada do Rio Trombetas) que tem sede em Porto Trombetas e possui a MRN como um de seus maiores clientes. 

Texto: Leize Silva
Extraído do Jornal Konduri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍