Tratamento contra o câncer terá de inciar 60 dias após diagnóstico

O Sistema Ùnico de Saúde (SUS. terá de iniciar o tratamento de pacientes com câncer no máximo 60 dias após o diagnóstico da doença.É o que determina Projeto de Lei aprovado na terça-feira, 30, pleo senado.

De acordo com o projeto, num prazo máximo de dois meses após ser diagnosticado com câncer, o paciente terá, obrigatoriamente, acesso aos tratamentos disponíveis para combater a doença, incluindo cirurgia, radioterapia, quimioterapia e o recebimento gratuito de analgésicos como morfina. Dependendo da necessidade terapêutica do paciente, o prazo para o atendimento será ainda menor do que esses 60 dias. 

Ainda conforme o projeto, os estados deverão instalar serviços especializados em oncologia, como forma de melhorar o atendimento aos usuários. Na avaliação da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, relatora da matéria, a aprovação do texto vai contribuir para reduzir a mortalidade das vítimas de câncer em todo o país. "Essa decisão tomada pelo Senado vai salvar muitas vidas. Se você faz um diagnóstico e identifica a incidência de câncer, e tendo o início imediato do tratamento, no máximo até 60 dias, pode ser antes, você tem aí um caminho garantido de sucesso para vencer a doença. Se iniciar o tratamento na hora adequada as chances de cura são muito grandes", declara.

O projeto foi apresentado em 1997 pelo então senador Osmar Dias, e já havia passado também pela Câmara dos Deputados. Após ter sua votação concluída nesta terça-feira pelos senadores, o texto segue agora para a sanção da presidente da República. 

FONTE: Rádio Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍