TRANSPORTE ECOLÓGICO: BICICLETA -POR QUE NÃO?


Imagine, se em um único dia, pessoas do mundo inteiro parassem de usar seus carros. Pense nos benefícios que essa atitude traria para as cidades e o meio ambiente: diminuiria a possibilidade de acidentes no trânsito e o melhor de tudo, reduziria drasticamente a poluição do ar pela emissão de monóxido de carbono, gás nocivo à nossa respiração e à camada de ozônio, que nos protege contra os raios ultravioletas. Essa idéia vem ganhando adeptos em vários países, tanto que 22 de Setembro é considerado o Dia Mundial Sem Carro. Trata-se de uma reflexão sobre os problemas ambientais causados pelo uso de automóveis para deslocamento, fazendo um convite ao uso de meios de transporte ecologicamente corretos como a bicicleta, por exemplo.

Você já deve ter ouvido falar que os veículos motorizados causam grandes problemas: barulho, acidentes, doenças respiratórias, aumento de peso por falta de atividade física, entre outros. Enquanto que as bicicletas são um meio de transporte sustentável, com preço acessível, não gastam combustível e proporcionam a prática de atividade física. Poucas pessoas têm essa consciência. “Eu ando de bicicleta porque sei que faz bem à saúde e para o corpo, porque é uma forma de me exercitar, mantendo meu preparo físico para jogar bola no fim de semana. Também, hoje, tem muita poluição no nosso planeta e a bicicleta não polui.”, destaca Sidney da Cruz Viana, funcionário público municipal, Oriximiná.

E você, seria capaz de trocar, em algumas ocasiões, o carro pela bicicleta? Antes de responder leve em consideração algumas dicas. “As pessoas precisam criar hábitos saudáveis. Dá para ter o carro e usar a bicicleta em deslocamentos pequenos ou para exercitar o corpo nos fins de semana, na hora de ir à academia. Com isso você ganha saúde e ajuda o meio ambiente”, orienta Jezuel Reis, Instrutor de Academia, Oriximiná.

Mas atenção! Pedalar exige cuidados com as leis de trânsito e uso de equipamentos de proteção individual. “Aconselhamos os ciclistas a andar sempre na contramão de direção para que possam enxergar quem está vindo a sua frente e evitar colisões, além de parar em todas as esquinas principalmente à noite. É obrigatório o uso de capacete, tênis, cotoveleiras e joelheiras, podendo até ser multado se transitar sem esses equipamentos”, esclarece Carlinho Dias, Chefe de Administração, Operação e Fiscalização da COMTRAN (Coordenadoria Municipal de Trânsito) de Oriximiná. 

Reportagem: Leize Silva
Extraído do Jornal Konduri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍