Projeto de energia leva centenas de pessoas à audiência pública

A consulta pública sobre a linha de transmissão da MRN reúne mais de 800 pessoas

O projeto de mudança da matriz energética da Mineração Rio do Norte cumpriu mais uma etapa de seu processo de licenciamento no último final de semana. No sábado, 10 de novembro, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) conduziu a audiência pública sobre o projeto de implantação da linha de transmissão da MRN, que reuniu 878 pessoas no Clíper Santo Antônio, no município de Oriximiná.

A audiência pública apresentou à sociedade os detalhes do projeto que prevê a construção de subestações e de uma Linha de Transmissão em tensão de 230 mil volts para interligar a MRN ao Sistema Nacional de Energia (SIN).

O evento começou às 9h20 e seguiu por cerca de cinco horas, com exposições acerca das regras da audiência, explicações sobre o projeto, detalhamento dos Estudos de Impacto Ambiental e abertura da sessão para a participação do público presente.
“A audiência é o momento propício para apresentação dos estudos e para a coleta de subsídios pelo Ibama para análise do processo. É um momento único para a comunidade participar, dar sua opinião. A audiência foi muito rica nesse sentido”, declarou Sebastião Pires, do Núcleo de Licenciamento do Ibama, que presidiu a audiência.

O próximo passo do órgão ambiental será ouvir as gravações da audiência e analisar o projeto levando em conta as informações obtidas na consulta pública. “Vamos aguardar a análise do Ibama, que tem critérios estabelecidos. O órgão ambiental vai avaliar o impacto social e ambiental do projeto e dar seu parecer”, ressaltou o presidente da MRN, Júlio Sanna, ao final do evento.

Atualmente, as operações da MRN são atendidas por usinas termelétricas. Além do benefício econômico para a empresa, com possível redução nos custos com energia, a mineradora vislumbra ganhos ambientais, pois suas operações passariam a ser abastecidas com uma energia mais limpa e renovável.

A audiência pública foi mais espaço para manifestações das comunidades envolvidas. Anteriormente, a Mineração Rio do Norte promoveu diversos encontros com as comunidades envolvidas para informar e esclarecer dúvidas sobre o empreendimento. As reuniões foram realizadas nas próprias comunidades e também na sede do município de Oriximiná, com a participação de autoridades locais.

O evento do último sábado contou com representantes de aproximadamente 40 comunidades, entre elas: Boa Nova, Batata, Amapá, Castanhal, Bela Vista, Axipicá, Cachoeiri, Conceição, Copaíba, Aimim, Cunuri, Caipuru, Curuçá Mirim, Saracá, Itapecuru, Xiriri, Ascensão, entre outras.

Érica Bernardo
Assessoria de Comunicação
Mineração Rio do Norte - MRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍