ORQUÍDEA CATASETUM ORIXIMINAENSE




A nova espécie de orquídea do Genero Catasetum, já devidamente descrita e publicada na Revista – Coletânea de Orquideas Brasileiras – Novas Espécies, edição nº 8 da CPO – Circulo Paulista de Orquidófilos e catalogada no Royal Botanic Gardens – KEW, entidade mundial com sede na Inglaterra, que centraliza os registros das espécies de orquídeas conhecidas em nosso planeta.
O Genero catasetum ocorre em todo Brasil e estão distribuídos por espécies conforme os habitat¹s e regiões. Em geral as plantas apresentam semelhanças entre si e o que as difere são as flores nos mais diversos formatos e coloração, quase sempre imitando um inseto, no caso vespas e abelhas, que são os seus polinizadores.
O Catasetum Oriximinaense, diferente dos demais já conhecidos, tem sua dispersão limitada na região do Rio Cuminã, no Município de Oriximiná onde foi encontrado em 2008, pelos orquidófilos Edir Pontes e Silvio Printes, em viagem de observação e procura por novas espécies de orquídeas. Até o momento não existem informações sobre a sua ocorrência em outras regiões do Brasil, o que por consenso foi determinante para a sua denominação em homenagem ao Municipio de Oriximiná.

Tão logo a nova espécie foi encontrada, em 2008, após sua primeira floração, iniciou-se os procedimentos para o registro, que em geral incluem várias etapas e demandam tempo, até que se comprove tratar-se de uma espécie ainda desconhecida da ciência, e o efetivo registro com a inclusão da espécie na relação do KEW GARDEN em meados de 2011. 

Para a ciência e para o mundo orquidófilo, a descoberta de uma nova espécie de orquídea movimenta o noticiário mundial e o desejo pela aquisição de um exemplar pelos  colecionadores, o que poderá ser comprovado ao digitar no Google “catasetum oriximinaense” pelas inúmeras postagens não só do Brasil como de outros países interessados na nova descoberta.

Para finalizar, a noticia que todos os orquidófilos aguardavam, a nova espécie, ou seja, o nosso Catasetum Oriximinaense já se encontra no Laboratório do Orquidário Bela Vista em São Paulo, um dos mais conceituados na multiplicação e comercialização do Genero Catasetum no Brasil e em breve estará disponível no site do Bela Vista e nos orquidários dos colecionadores do Brasil e do Mundo.

Edir Pontes, orquidófilo, colecionador de orquídeas
Ex-Presidente da Associação Paraense de Orquidófilos (Belém-Pará)
E-mail: edirpontes@gmail.com

Comentários

Golden Sequoia disse…
ola, sou de sao paulo e gostaria de saber como obter essa especie de catassetum. obrigado
orixinoticia disse…
Olá Golden Sequoia! Desculpa a demora em responder sua pergunta. A orquídea Catasetum Oriximinaense, a partir de 2014, fará parte do catálogo do orquidário Bela Vista de São Paulo.
Unknown disse…
eu tenho essa espécie em tre s coloração encontradas em Canaã dos Carajás Pará

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍