AGRICULTORES PARTICIPAM DE ENCONTRO PARA PROJETO PRÓ-SAF


Nesta semana, o IDEFLOR (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará), do Baixo Amazonas, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, realizaram uma oficina com produtores rurais de 09 comunidades do planalto visando conhecer as comunidades e traçar um perfil de produção agrícola de cada produtor rural. A ação faz parte do projeto Pró-SAF que tem como objetivo promover a produção agrícola através dos Sistemas Agroflorestais (SAF’s).

“Estamos na segunda etapa do projeto e nesta oficina estamos fazendo o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) para conhecer afincamente cada produtor, cada comunidade, e saber o que eles produzem e gostam de fazer”, comenta Murilo Cunha, Coordenador do IDEFLOR do Baixo Amazonas.

A oficina aconteceu quarta e quinta-feira, dias 10 e 11, no Centro de Eventos do Parque de Exposições. Na primeira etapa do projeto foi realizada a pré-seleção de comunidades e o cadastramento dos produtores que deverão ser beneficiados pelo PRÓ-SAF. Para o decorrer ano, ainda estão previstas capacitações em Produção de Mudas e de Sistemas Agroflorestais, além da construção de um viveiro, no Parque de Exposições, com capacidade para a produção de 56 mil mudas por ano.

“As mudas produzidas no viveiro serão plantadas, no período chuvoso, nas propriedades rurais. Também vamos trabalhar a mecanização das áreas e correção de solo para que esse produtor consiga uma produção de qualidade”, informa Murilo.

O projeto vai ser desenvolvido com 30 produtores rurais de 09 comunidades da área do planalto. A Secretaria Municipal de Agricultura é uma parceira importante do projeto e está dando todo o apoio logístico para que aconteça e promova resultados positivos na produção agrícola do município. “Esse projeto é muito importante e conta com nosso total apoio. Essas parcerias nos ajudam a fortalecer e incentivar o produtor rural que tanto precisa de investimento. Estamos otimistas e acreditamos em resultados positivos”, ressalta Valmir Lima, Secretário de Agricultura.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍