Oriximiná será palco da I Exposição Sociambiental da MRN

Nos dias 17 e 18 de junho, os moradores de Oriximiná terão a oportunidade de conhecer detalhes sobre os diversos projetos desenvolvidos pela Mineração Rio do Norte na região, durante a I Exposição Socioambiental da MRN. O evento será realizado no Cliper Santo Antônio, com abertura às 19h de sexta-feira, dia 17/06. No sábado, a Exposição funcionará das 8h às 12h e das 15h às 21h. Além de conhecer os projetos, os visitantes irão contar com programação cultural e sorteio de brindes durante a programação.

Atualmente, são mais de 40 projetos apoiados pela MRN nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de ações com foco na melhoria da infraestrutura de comunidades vizinhas e patrocínios através de incentivos fiscais nas áreas de Cultura e Esportes. O objetivo da I Exposição Socioambiental da MRN é levar informações sobre estas iniciativas ao conhecimento da sociedade em geral.
“A Exposição Socioambiental, anteriormente conhecida como Encontro de Responsabilidade Social, era realizada somente em Porto Trombetas e, este ano, estamos realizando o evento fora da sede da empresa com o objetivo de apresentar à sociedade uma mostra das ações bem sucedidas que a MRN vem realizando nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro”, explica Evandro Soares, gerente do Departamento de Relações Comunitárias da MRN.
A realização do evento também está relacionada ao Programa de Educação Socioeconômico e Ambiental da MRN (PES), no que diz respeito ao enfoque da sustentabilidade e ao reconhecimento e respeito das diversidades individuais e culturais da região onde a empresa está inserida. “Os projetos desenvolvidos os apoiados pela MRN estão divididos em pilares de responsabilidade social e, a partir deste momento, apresentaremos anualmente à sociedade os benefícios e resultados práticos desses projetos”, reforça Evandro.

Projetos em destaque –  Os visitantes da Exposição terão a oportunidade de conhecer melhor os seguintes projetos: Piscicultura, Projeto Quilombo, Projeto de Inclusão Digital, Sistemas Agroflorestais, Agricultura Familiar, Exposição do Instituto Gaya de Defesa das Águas, Exposição do Programa de Educação Ambiental e Patrimonial e Exposição sobre Comunicação Comunitária na MRN, com a apresentação dos veículos externos Estação MRN e Jornal Konduri.
Oficina e mini-cursos oferecidos – Durante a programação, o Instituto Gaya de Defesa das Águas irá ministrar a oficina “Educação Ambiental com Base Florestal”, onde os participantes irão conhecer formas de uso sustentável da floresta. Também serão oferecidos dois mini-cursos aos interessados, que terão como temas “Noções Básicas de Piscicultura” e “Uso de Sistemas Agroflorestais em Áreas Alteradas”, ambos ministrados por técnicos da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. 
Lançamento de livro – Outra atração de destaque da I Exposição Socioambiental será a o lançamento do livro “A cultura do barro: arte e ciência nas margens do rio Trombetas” e do DVD “Filhos do Barro”, produzidos pelo Museu Paraense Emílio Goeldi em parceria com a MRN e comunidades participantes do Programa de Educação Ambiental e Patrimonial. Haverá, também, a venda de artigos em cerâmica produzidos por comunitários que atuam no Projeto.
Atrações culturais e brindes – No dia 17 de junho, a atração cultural da Exposição fica por conta do músico Nico, de Oriximiná, com voz e violão a partir das 20h. Já no sábado, às 17h, será a vez da apresentação da quadrilha “Bailando na Roça”, campeã do Circuito Junino de Oriximiná. Às 18h, quem anima o evento é o grupo folclórico Pará Pariu e, às 20h, os músicos Diley e Pedro Ribeiro sobem ao palco. Os sorteios de brindes também estão marcados para a programação do sábado.
FONTE: Assessoria de Comunicação da MRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍