VACINAÇÃO CONTRA GRIPE CONTINUA

A prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe terminou oficialmente no dia 31 de maio, mas a vacinação continua nos postos de saúde de Oriximiná e no ambulatório da Feirinha em Porto Trombetas. O que significa que quem ainda não se vacinou, tem uma nova oportunidade de se imunizar contra a doença.

Este ano a vacinação contra a gripe foi disponibilizada a crianças de 06 meses a 2 anos de idade, gestantes, indígenas, idosos com 60 anos ou mais e a todos os profissionais da área da saúde. Foram disponilizadas para realização da campanha em Oriximiná 10.600 doses. Desse total, apenas 8 mil atingiram o público-alvo.

"Ainda existem 2 mil doses que precisam ser disponibilizadas à população. É importante lembrar as mães ou responsáveis que toda criança menor de 2 anos que recebeu a primeira dose tem que retornar para tomar a segunda dose. Então, as vacinas que ainda tem no município é pra atender esse público e para as gestantes que ainda não tomaram, porque engravidaram depois da campanha, por exemplo", explica Carlos Beta, Diretor de Vigilância Epidemiológica.

A vacina vai estar disponível em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, apenas pelo período da manhã, de 08 às 12h.

O Carlos Beta fala porque é importante tomar a vacina. "A vacina reduziu drásticamente as complicações de uma gripe em idosos, principalmente a pneumonia, reduzindo as necessidades de internação e também os óbitos por pneumonia. Por que esse ano o Ministério da Saúde ampliou para gestantes, crianças e os profissionais da saúde? Porque estes grupos de maior possibilidade de complicar o estado gripal", esclarece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍