LEISMANIOSE ATINGE NÚMEROS ALTOS NA ZONA RURAL

Você já ouviu falar em Leishmaniose? É uma doença que afeta cães e que também pode ser transmitida para o homem, por isso é chamada de zoonose. Vamos descobrir um pouco mais sobre esse assunto e saber quais ações são desenvolvidas em Oriximiná para combater a doença.


No município, a Leishmaniose aparece com mais frequência na zona rural. Somente neste ano já foram notificados 51 casos da doença em 3 comunidades localizadas no planalto.  É responsabilidade da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias, desenvolver ações de combate à doença assim como diagnosticar e tratar os doentes.

“Nós vamos enumerando as comunidades onde está dando Leishmaniose e, automaticamente, é chamada uma equipe de entomologia de Santarém que faz a investigação na área endêmica. Depois, a gente faz o controle químico com a borrifação próximo às casas  seguido de acompanhamento dos pacientes doentes com a distribuição do remédio", explica Everton Andrade Farias, Coordenador de Endemias.

A doença é transmitida por um mosquito que infecta as pessoas depois de picar um animal doente. Existem dois tipos de Leishmaniose: tegumentar e visceral. A veterinária Márcia Campos, explica os sintomas. "A tegumentar é a famosa lexa, são aquelas lesões que dão na pele com formas arredondadas ou ovaladas com bordas aumentadas e de difícil cicatrização. Já a visceral, acomete as vísceras, do indivíduo e do cão. No homem provoca aumento de volume do abdômen e pode levar a óbito. No animal, a leishmaniose visceral é a dita calazar; não tem cura e o animal deve ser sacrificado", esclarece.

Prevenir a doença é muito simples. Veja as dicas: mantenha os cães fora de casa durante a noite; os galinheiros devem ser afastados da casa e limpos, mantenha o quintal sempre limpo; use mosquiteiros e entre na mata com equipamentos de proteção individual (camisa de manga longa, calças compridas, botas,  luvas) evitando áreas de exposição para a picada do mosquito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍