20.4.11

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Começa neste mês, em todo o país, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Vai acontecer de 25 de abril a 13 de maio.

Em Oriximiná todos os postos de saúde, Hospital Municipal e Secretaria de Saúde vão disponibilizar as doses da vacina para atendimento de 08 às 17h. Além disso, uma unidade móvel vai levar a vacina aos moradores dos bairros que não possuem postos de saúde. Este ano, a vacinação contra a gripe, deixa de ser uma exclusividade dos idosos e passa a atender os grupos prioritários: gestantes, crianças de 06 meses a 02 anos, indígenas e profissionais da saúde.

"No ano passado a gente teve a grande pandemia do H1N1 que passou a ser um vírus cierculante que provoca gripe. Por isso, ele passa a fazer parte da composição vacinal.  Tradicionalmente era só o idoso que tomava a vacina, a partir desse ano o ministério abre, pra população de menor de 2 anos de 06 meses a 2 anos, as gestantes todas independente do tempo de gravidez, os indígenas e os idosos acima de 60 anos", esclarece Carlos Beta, Diretor de Vigilância Epidemiológica.

Também haverá um equipe realizano vacinação do terminal hidroviário para atender principalmente os ribeirinhos que chegarem à cidade. Em Porto Trombetas a campanha será executada pela Pró-Saúde. "Pssivelmente a Pó-Saúde deve fixar um posto na feirinha ou  na praça. E Porto Trombetas pode receber as comunidades próximas. Com isso a gente consegue atender um grande numero da população  num período curto de tempo, que é o ideal" explica Carlos Beta.

Se você faz parte dos grupos que devem ser vacinados, compareça aos postos de vacinação e não esqueça de levar a carteirinha de vacina ou a carteirinha do pré-natal para gestantes.

COMEÇA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA DE ORIXIMINÁ

Um sonho muito antigo dos oriximinaenses está começando sair do papel para virar realidade. Trata-se da escola tecnológica profissionalizante que começou ser construída neste mês de abril.

A escola faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, que pretende levar mão de obra qualificada aos municípios mineradores. Neste primeiro momento está sendo realizada a remoção de arbustos da área, serviços de topografia e terraplenagem. A empresa responsável pela obra tem o prazo de um ano para concluir a escola e entregá-la ao governo estadual, o que significa que ela deverá estar pronta até abril de 2012.

“A escola possui 12 salas de aula, 6 laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e dois grande laboratórios especiais para a preparação do jovem para o mercado de trabalho”, informa Ronaldo Luis Silva de Souza, Engenheiro Civil Técnico em Segurança no trabalho, responsável pela execução do projeto arquitetônico.

Durante a construção da escola serão gerados mais de 80 empregos diretos com preferência para profissionais de Oriximiná, o que significa geração de renda para o município. "Serão contratados carpinteiros, ferreiros, pedreiros, ajudantes, betoneiros, motoristas, em torno aí de 80 homens no pico. Também será dada oportunidade de todos os fornecedores de Oriximiná assim como as empresas terceirizadas que prestam serviços e poderão colaborar com a execução dos serviços”, comenta Ronaldo.

A escola tecnológica é a execução de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e o Ministério da Educação (MEC). A prefeitura fez a doação do terreno para construção do prédio e está desenvolvendo os trabalhos de topografia e terraplenagem.

Essa conquista está trazendo grandes expectativas aos oriximinaenses. “Nós esperamos que essa escola forme profissionais para atuarem aqui dando a chance de nosso povo participar com mão-de-obra qualificada desses projetos mineradores que existem na região. Acredito que isso vai trazer um benefício enorme para a população", declara João Carlos Pereira, Secretário de Obras.

Ao todo, 11 escolas tecnológicas estão sendo construídas somente no Estado do Pará. Elas serão a base para a futura Universidade Tecnológica (UNITEC) que terá sede em Belém e vários campi pelo interior.

18.4.11

Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012

O governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 no próximo ano. Os números constam do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias enviado hoje (15) ao Congresso Nacional. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Planejamento.

O reajuste segue a fórmula aprovada pelo Congresso no início do ano, que estabelece correção pela inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás, que foi 7,5% em 2010.

A estimativa, no entanto, leva em conta a inflação mais baixa que a apontada pelo mercado. Segundo o Planejamento, o IPCA acumulado neste ano será de 5%. O relatório Focus, pesquisa divulgadas toda semana pelo Banco Central, a inflação oficial fechará 2011 em 6,26%.

Fonte: Agência Brasil.

15.4.11

Lula 'ajudou a mudar o equilíbrio do mundo', diz Eric Hobsbawm

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas", opinou o historiador britânico Eric Hobsbawm, 94 anos, ícone da historiografia marxista.

Lula e Hobsbawm foram convidados pela Organização Não-Governamental britânica Oxfam para uma conferência sobre rumos para diminuição da desigualdade social no mundo. Antes disso, reuniram-se na quarta-feira (13), na casa embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe.

Autor dos livros clássicos "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" e "A Era dos Extremos", Hobsbawm é considerado um dos maiores intelectuais da atualidade, ainda na ativa aos 94 anos de idade. Na saída da embaixada, ele deu uma rápida entrevista, teceu elogios ao governo Lula e disse que espera revê-lo mais vezes. O encontro durou cerca de uma hora e meia.

"Lula ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas... fez um trabalho maravilhoso não somente para o Brasil, mas também para a América do Sul... Eu o conheci primeiro em 1992, muito tempo antes de ser presidente. Desde então, eu o admiro. E, quando ele virou presidente, minha admiração ficou quase ilimitada".

Sobre o novo papel de Lula, o historiador disse: "... claramente Lula está ciente de que entregou o cargo para outro presidente e não pode parecer que está no caminho desse novo presidente... Acho que Lula deve se concentrar em diplomacia e em outras atividades ao redor mundo. Tem grandes esperanças para [tocar] projetos de desenvolvimento na África, [especialmente] entre a África e o Brasil. E certamente ele não será esquecido como presidente."

Sobre a presidente Dilma Rousseff, Hobsbawm disse ainda não conhecê-la bem, mas tem boas expectativas: "é extremamente importante que o Brasil tenha o primeiro presidente que nunca foi para a universidade e venha da classe trabalhadora e também seja seguido pela primeira presidente mulher. Essas duas coisas são boas. Acredito, pelo que ouço, que a presidente Dilma tem sido extremamente eficiente até agora, mas até o momento não tenho como dizer muito mais".
(Fonte: Diap - com agências.)

14.4.11

LIGA ESPORTIVA PROMOVE SELETIVA PARA CAMPEONATO DA 1ª DIVISÃO

A Seletiva começou em março e vai definidir no dia 23 de abril quem serão os dois últimos times que irão participar do Campeonato de Futebol da 1ª Divisão Versão 2011 de Oriximiná.

A Seletiva é uma competição entre os times que obtiveram as piores pontuações no último campeonato da 1ª Divisão e aqueles que não estavam participando das atividades promovidas pela Liga. Cinco (5) equipes  participam dessa disputa: SANTO ANTONIO, SANTA LUZIA, SANTA CRUZ, ECO E PETRÓPOLES.

A seletiva vem substituir o Campeonato da 2º Divisão, que a partir deste ano não faz mais parte das atividades da Liga. Essa mudança está agregando alguns benefícios ao futebol oriximinaense. "Todo mundo que já foi ao estádio, presenciou os jogos, viu que é muito bom. A seletiva leva muito público, tem o nível de excelência e tem muitos gols. Precisávamos fazer isso para desafogar o campeonato propriamente dito", comenta Tobias Carvalho, presidente da Liga Esportiva.

Os jogos acontecem aos sábados e domingos a partir das 19:30h, no Estádio Dr. José Picanço Diniz, popular "O Bauxitão". Os campeões serão conhecidos no dia 23 de abril quando acontece a final da disputa. De acordo com Tobias, esse processo seletivo traz algumas mudanças para o Campeonato de Futebol da 1ª Divisão. "Esse ano, somente 12 equipes vão participar do campeonato, dessas 12 irão cair  quato. No ano que vem vamos fazer a seletiva com 8 equipes, as quatro últimas colocadas nesse ano e as 4 que ficaram de fora, passando duas equipes para disputar o campeonato versão 2012 que será realizado somente com 12 times", explica.

O Campeonato de Futebol da 1ª Divisão está previsto para iniciar no maio e o encerramento deve acontecer somente em dezembro. O primeiro colocado dessa disputa vai participar de uma partida contra o vencedor do Campeonato da Zona Rural. Quem vencer será considerado o grande campeão de futebol do município de Oriximiná.

6.4.11

Bancada patronal: 'empresários' são quase metade do Congresso

Não é apenas a bancada sindical que cresceu na atual legislatura. Quase metade dos congressistas eleitos em 2010 é de proprietários de estabelecimento comercial, industrial ou dono de grandes fazendas, segundo levantamento feito em outubro pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
É a maior bancada empresarial dos últimos 20 anos, pelo menos. Em 2006, foram eleitos 219 empresários. De lá para cá, o número subiu para 273 - crescimento de 25%. Na análise de especialistas e parlamentares, contudo, a capacidade de articulação da bancada empresarial é menor que a do movimento sindical.

O Diap classifica como "empresários" os parlamentares cuja principal fonte de renda seja seus negócios. É um grupo heterogêneo, que vai do ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi (PR-MT), um dos maiores produtores de soja do mundo — eleito para o Senado —, ao secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR).

As bancadas sindical e empresarial devem se enfrentar em pautas como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais — pedido das centrais — e a regulamentação da terceirização.

(Fonte: Portal Vermelho - com informações de O Estado de S. Paulo)

Bancada sindical do Congresso é a maior da história, mostra levantamento

Congresso soma 87 parlamentares com ligação ou origem nos sindicatos, número 45% maior que em 2007; sem ter a desenvoltura de Lula no meio e com apenas 4 ministros desse perfil, Dilma escala Gilberto Carvalho para negociar com entidades.

Apesar de a relação entre governo e centrais sindicais ter começado com estranhamento de ambas as partes, por causa da votação do reajuste do salário mínimo, a presidente Dilma Rousseff precisará, mais que qualquer um de seus antecessores, negociar com o movimento sindical. A bancada trabalhista na atual legislatura é a maior da história, com 87 parlamentares - ou 15% do Congresso.

Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) feito a pedido do Estado, 80 deputados e sete senadores já ocuparam cargos em sindicatos. Trata-se de aumento de 45% em relação a 2007, quando havia 60 parlamentares eleitos ligados a essa bandeira.

Entre os projetos de interesse das centrais que tramitam no Congresso estão o fim da demissão sem justa causa e do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Na campanha presidencial, Dilma evitou se comprometer com as causas, dizendo que era favorável a acordo entre patrões e empregados.

(Fonte: Lucas de Abreu Maia - O Estado de S.Paulo)

1.4.11

PROERD CHEGA A ESCOLA JOÃO PAULO I

O programa leva lições a estudantes do 5º ano e os prepara para serem multiplicadores da Doutrina Proerdiana. 
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), como o nome sugere, é um programa social que tem o objetivo de prevenir o uso de drogas e violência. é voltado para estudantes do 5º que, durante 3 meses, participam de 10 lições por meio de aulas, chamadas proerdianas. Nessas aulas são realizadas atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades individuais das crianças e adolescentes para que possam tomar decisões conscientes, seguras e responsáveis. 
“Funciona da seguinte forma: o policial vai para a sala de aula durante 3 meses e ministra 10 lições com os alunos na faixa etária de 9 até 15 anos de idade, conscientizando a respeito das drogas. A décima aula é a formatura em que ele receberá um certificado no qual estará dizendo que ele é multiplicador da doutrina do proerd”, explica o Cabo Alderlan do Nascimento, Instrutor do programa.

O PROERD foi implantado em Oriximiná no ano passado na escola iracema givone. Este ano o programa também está sendo desenvolvido na Escola João Paulo I. E olha que os estudantes já estão se saindo muito bem nas lições. É o caso do Yan Vitor Teixeira Salgado, 9 anos, que já tem uma opinião formada sobre a violência e o uso de drogas. "Eu aprendi  que fumar ou usar drogas não adianta nada só prejudica as pessoas e a você mesmo", afirma.
Mais de 240 estudantes estão sendo atendidos pelo PROERD  nas escolas Iracema Givone e João Paulo I. A meta para este ano é levar a doutrina para 500 crianças e adolescentes. A partir do mês de agosto, a escola Aaria Pompéia também fará parte dessa corrente de ensinamentos contra as drogas e a violência.

CRAS DO SÃO PEDRO REALIZA EXPOSIÇÃO ARTESANAL

nesta sexta-feira, dia 01, o Cras do São Pedro está realizando uma exposição artesanal dos produtos confeccionados por mulheres atendidas pela instituição. É a primeira exposição do Grupo de Geração de Renda, formado por mulheres que confeccionam peças artesanais para serem vendidas com o objetivo de promover sutentabilidade e qualidade de vida às famílias das participantes do grupo.

"Nós pretendemos trabalhar no decorrer do ano com 30 mulheres. Temos por objetivo a organização social, a organização produtiva e a geração de renda. Fazer com essas mulheres possam produzir, comercializar esse produto e gerar renda para suas famílais, visando a melhoria da qualidade de vida”, informa Eneida Figueira, Assistente Social do CRAS.


A primeira exposição do grupo de geração de renda apresenta produtos confeccionados com barbantes que estão sendo comercializados a preços bem acessíveis, isso porque o material utilizado nos produtos vieram de doações.
"Nesse primeiro momento nós estamos trabalhando com material em barbante. Temos produtos desde o tapete até utensílios pra cozinha, utensílios para banheiro, utensílios para mesas, temos também redes e produtos para estante, são várias peças destinadas para a casa das pessoas”, comenta a Eneida.
Ficou com curiosidade de conhecer os produtos? Então corre para o CRAS do São Pedro, pois a exposição encerra às 17h. E fique atento: ainda estão previstas para este ano mais 3 exposições.

LEITOR DE CARTEIRINHA MODIFICA COMUNIDADE ESCOLAR

Imagine uma escola onde estudantes, pais, professores e demais funcionários estão constantemente lendo livros e mais livros. Parece coisa de outro mundo, não é? Mas essa é uma realidade na Escola Municipal Raimundo Muniz que criou um projeto de incentivo a leitura chamado Leitor de Carteirinha. 

O projeto se tornou uma máquina de fazer leitores na Escola Raimundo Muniz. A ação estimula a leitura por meio de uma competição onde quem ler a maior quantidade de livros recebe prêmios no final do ano. A disputa mobilizada toda a escola, pois está dividido em quatro categorias: estudantes, pais, professores e funcionários. O projeto é desenvolvido em parceria com a biblioteca municipal enéas cavalcante.

“Lá na biblioteca eles tiram uma carteirinha e a partir disso ele já pode emprestar o livro que depois de lido será produzido uma resenha sobre a leitura. A professora Silvia Printes, diretora da biblioteca, controla a quantidade de livros que o aluno, os pais, os funcionários, os professores leram durante o ano. A gente premia os participantes que ficarem em primeiro e segundo lugar de cada categoria”, explica Helena Souza Gonçalves, Diretora da Escola.

Este ano o projeto veio com uma novidade, a leitura compartilhada, onde os estudantes se reúnem na biblioteca da escola para ouvir a leitura de um texto. Depois são estimulados a fazer comentários, quem comenta recebe prêmios que criança adora como biscoitos, por exemplo. Eles também receberão uma bolsa em que poderão emprestar livros na sexta-feira para ler com a família durante o fim de semana.

Mas isso o zelador, Raimundo Moitinho, bicampeão na categoria funcionário, já faz com seu filho depois virou um leitor de carteirinha, e essa foi apenas uma das mulanças que o projeto trouxe para sua vida. "Gosto muito de poesia, gosto de ler histórias em quadrinhos e levo pra casa, pra ler pro meu filho. O projeto mudou muito minha vida até voltei a estudar, eu não estudava e me incentivou a estudar, aí eu fui pra escola terminar o fundamental", informa.

O projeto Leitor de Carteirinha é desenvolvido na escola desde 2009. É executado do início das aulas até o mês de outubro, esse o tempo que os participantes têm para fazer suas leituras. No mês de novembro, acontece a culminância do projeto com a Feira da Leitura, onde acontece a premiação dos campeões. Entre as conquistas da ação, está a construção da biblioteca da escola.