ESTÉTICA E SAÚDE: CUIDADOS PARA MANTER AS UNHAS IMPECÁVEIS

EStamos sempre acostumados a ver inúmeras reportagens sobre como cuidar da pelos e dos cabelos. Mas e suas unhas, como prevenir que elas descamem, amarelem ou passem a quebrar à toa? Leia as dicas abaixo!

eba bastante água
Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. Manter o corpo hidratado faz com que suas também fiquem mais hidratadas e saudáveis, evitando o ressecamento. "Seis copos de água por dia é o mínimo. Você ainda pode completar o consumo com sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas", afirma a manicure e porcelanista Lene Alves, do salão Fino Capelli, do Rio de Janeiro. O enxofre, o silício e as vitaminas A e B12 ajudam no fortalecimento das unhas e podem ser encontradas em alimentos como nozes, leite, ovos, espinafre, aveia e frutas vermelhas, de acordo com a dermatologista.  

Passe hidratante nas mãos
As unhas são compostas de queratina e recobertas por um manto que impede a água de evaporar das camadas superficiais da pele. "As agressões externas, como lavagens sucessivas e produtos químicos, removem esse manto provocando a evaporação da água e causando o ressecamento das mãos e unhas", explica Lene. "Os hidratantes servem, basicamente, para restaurar essa camada". O ideal seria passar o hidratante a cada lavagem de mãos ou quando você senti-las muito secas. "Além disso, a cada 15 dias é necessário realizar uma esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa, de preferência sem esmaltes, para diminuir o ressecamento", recomenda Lene. 

Óleo fortalecedor
Para quem já sofre com as unhas fracas e vê se problema se agravar no verão, o melhor a fazer é investir em um óleo fortalecedor. De acordo com Valquíria, algumas marcas disponibilizam esse óleo em uma versão conta gotas, para facilitar a aplicação. "Passe-o nas unhas antes de pintá-las, para que o óleo entre em contato de direto com a unha, estimulando a produção de queratina para fortalecê-la", explica.  

Para a unha não amarelar
A exposição ao sol, sal, cloro, resíduos de protetor solar, óleos e cremes hidratantes corporais podem fazer com que as unhas e o esmalte fiquem amarelados, com uma aparência pouco saudável. "Para evitar isso, o melhor é utilizar bases de unha impermeabilizantes", diz Lene. Outro cuidado importante é intercalar as cores dos esmaltes que você usa: os escuros contribuem para o amarelamento das unhas. Por conta disso, os dermatologistas aconselham uma pausa entre os esmaltes. Sua unha já amarelou? Nesse caso, apenas o crescimento fará com que ela volte para a cor natural. 

Faça as unhas uma vez por semana
As manicures recomendam que as unhas sejam lixadas e feitas pelo menos uma vez por semana, não só no verão como no ano todo. "Dessa forma elas crescerão mais fortes e saudáveis", afirma Lene. Só reserve uma semana do mês para deixá-las sem esmalte ou remova dois antes de ir à manicure se quiser pintar toda semana. 

Coma gelatina
As unhas, assim como pele e cabelos, possuem colágeno em sua formação. "A gelatina comprada nos supermercados é extraída do colágeno, possuindo aminoácidos necessários a formação de colágeno pelo organismo", explica Lene. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍