O QUE É AUDIÊNCIA PÚBLICA


As audiências públicas são procedimentos obrigatórios em projetos como o da Linha de Transmissão Oriximiná – Mineração Rio do Norte. É o momento em que o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), órgão fiscalizador que analisa e aprova o EIA/RIMA, convoca a sociedade facultando-a a oportunidade de conhecer o empreendimento, esclarecer suas dúvidas e se pronunciar em relação às conseqüências da implantação do projeto.
“Da convocação até a realização da audiência pública, a população tem 45 dias para estudar o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) que será distribuído pela MRN, em locais previamente estabelecidos, para que a sociedade conheça o empreendimento, formule seus questionamentos e se prepare para a audiência”, comenta Aires de Matos.
As audiências públicas são reuniões democráticas onde toda a população de Oriximiná e demais interessados terão a oportunidade de se manifestar diante do IBAMA concordando ou discordando das informações contidas no RIMA. “O IBAMA anota todas as observações da comunidade e isso pode até gerar condicionantes. Por exemplo, a MRN vai fazer a linha de transmissão, mas deverá cumprir com determinadas obrigações. Por isso a importância da participação da população que estará se manifestando diante de quem tem o poder de nos fazer exigências”, esclarece Evandro Soares, Gerente de Relações Comunitárias da MRN.
Para saber mais sobre o Projeto Linha de Transmissão Oriximiná - Porto Trombetas acesse: http://www.mrn.com.br/Konduri/informativo_konduri_26.pdf. Trata-se de uma edição especial sobre o assunto no Jornal Konduri da MRN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍