Voluntários levam solidariedade a instituições de Belém e Juruti


Dentro da programação do Mês Mundial de Serviços Comunitários, realizada em todas as unidades da Alcoa durante o mês de outubro, o último fim de semana foi de ação voluntária nas unidades Belém e Juruti. Na capital paraense, Alcoanos realizaram, em um salão de festas infantil, uma manhã de atividades lúdicas e educativas com as crianças atendidas pelo Lar Fabiano de Cristo.
Localizado em um bairro da periferia da capital, o Lar Fabiano de Cristo atende a 250 crianças e adolescentes vindas de famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo assistência a crianças de 3 a 5 anos em período integral, além de complementar a educação de crianças entre 6 e 12 anos com atividades educativas, artísticas, recreativas e esportivas e ainda oferecer aprendizagem profissional para adolescentes de 13 a 17, sendo uma unidade formadora do Programa Jovem Aprendiz. “Receber o convite para participar desse evento é muito gratificante porque nossas crianças têm poucas oportunidades de momentos como esses”, ressalta a coordenadora pedagógica da entidade, Débora Ferreira.
Segundo a Gerente de Relações Governamentais da Alcoa, Ana Celeste Franco, a instituição foi escolhida por realizar um trabalho de educação pautada em valores e na formação de cidadãos preocupados com meio ambiente. “Aqui em Belém, já estamos no quarto ano dessa ação que é um momento de alegria para as crianças e para nós. Além de brincadeiras, lanche e brindes, elas recebem cartilhas e atividades educativas com foco na sustentabilidade”, resume. O Lar Fabiano de Cristo também recebeu do Instituto Alcoa um computador.
Pintura – Já em Juruti, no oeste paraense, município que abriga há três anos um empreendimento da empresa para mineração de bauxita, cerca de 70 voluntários se uniram para pintar desenhos artísticos em duas salas de aula, uma que irá receber estudantes da primeira série do Ensino Fundamental, e a outra que servirá de sala de leitura, além de construir um jardim central na Escola Municipal Maria da Saúde Pereira Cunha.
“Para nós, é um evento de suma importância, porque é uma ação que vem só ajudar a escola, assim como os alunos”, diz a diretora da Escola, Leonora Silva. “Às vezes, a escola não tem condições de fazer ações como esta, que só trazem benefícios para nós, assim como para toda a comunidade”, completa.
Para a gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti, Ana Luísa Winckler, os Actions – como são chamadas as ações voluntárias realizadas por grupos de funcionários da Alcoa – permitem ultrapassar os muros da empresa. “Os próprios Alcoanos estão engajados. Eles estão indo nas áreas, eles estão convidando, as pessoas estão falando sobre isso. É uma surpresa muito bacana quando a gente chega em um Action e tem um número muito maior de pessoas do que a pensávamos que teria”, declara.
A satisfação é compartilhada por quem se dispõe a passar um dia trabalhando em prol da comunidade. Para o analista de sistemas da Alcoa, Jeosafá Pinto, que já trabalha como voluntário nas ações da empresa, ajudar é a melhor recompensa. “Quem nunca teve a oportunidade de participar, que participe, você vai sair depois que terminar, você vai sair leve, vai reconhecer que você saiu e ajudou com uma comunidade”, afirma.
O Mês Mundial de Serviços Comunitários foi oficialmente aberto no Pará no dia 18 de outubro, com a doação de uma brinquedoteca ao Hospital Municipal de Juruti Francisco Rodrigues de Barros. “Quando se tem algo assim como a brinquedoteca, isso faz com que a criança se recupere mais rápido, a saúde dela melhora, ela se sente bem. Para nós é uma grande alegria, uma satisfação muito grande”, relata a vice-diretora do Hospital, Nelma Queiroz. “Eu quero só agradecer à Alcoa pela ajuda, o município e agradecer a todos, quem doou os materiais, isso é pra nós uma honra muito grande”, diz.
“Mês de Serviços Comunitários para a Alcoa já é uma tradição, é nesse mês de outubro que os 50 mil Alcoanos e Alcoanas em todo o mundo prestam serviços comunitários. Aqui no Brasil, e particularmente, em Juruti, nós temos um nível elevado de engajamento dos nossos funcionários nessas atividades”, diz o presidente da Alcoa América Latina e Caribe, Franklin Feder. “Nós entendemos que uma empresa não pode viver numa ilha, uma empresa tem que se engajar junto à comunidade, trabalhar junto à comunidade. É um dia especial hoje, que estamos aqui no Hospital Municipal”, afirma.
Próximas ações – Nos dias 27 e 31 de outubro, os voluntários da Alcoa estarão na Comunidade Jabuti, na região do Planalto, e na Praça da República, em Juruti, respectivamente, para novas ações dentro da programação do Mês Mundial. No dia 27, os funcionários irão levar atividades lúdicas e educativas às crianças da comunidade, e no último dia do Mês, uma caminhada marca o lançamento do Programa Alcoanos em Movimento, que vista estimular a comunidade à prática de atividades físicas.

Assessoria de Comunicação da Alcoa Mina de Bauxita de Juruti
Temple Comunicação
Fabíola Batista e Stephania Amorim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍