PRÉ-CÍRIO: UMA MOSTRA DA CULTURA LOCAL PARA OS TURISTAS

Os preparativos para Festa de Santo Antônio estão a todo vapor, entre eles, a organização do Pré-Círio, evento realizado pela Diretoria de Turismo em parceria com Secretaria Municipal de Cultura. O Objetivo do evento é receber os turistas com uma mostra da cultura local.
O Pré-Círio reúne apresentações de danças, música regional e desfile das rainhas dos principais eventos da cidade. Esta atividade cultural é promovida para recepcionar os turistas que chegam em Oriximiná para assistir o Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio que vai acontecer no próximo domingo, dia 07. “Nós temos a intenção de fazer este evento para que o turista conheça a nossa cultura, as nossas raízes, enfatizando a participação das comunidades rurais”, conta Fátima Guerreiro, Diretora de Turismo.
Entre as manifestações culturais estão danças e movimentos religiosos de comunidades quilombolas como Serrinha, Boa Vista, Abuí e Itapecurú. “As comunidades quilombolas tem uma importância muito grande para a nossa cultura. Elas vão apresentar no Pré-Círio uma dança interessantíssima da Boa Vista chamada Catiringando na Mata, uma mistura de batuques e encenação com animais da nossa selva. Nós teremos o lundum do Lago Abuí, o carimbo da Serrinha e apresentação do Wai Wé do Itapecurú”; informa Fátima.
Além das apresentações das comunidades quilombolas, estão previstas a participação dos grupos de danças: Power Dance Machine, Êxtase e do Cordão de Pássaro Garça Branca. As músicas regionais serão cantadas pelo grupo Pára Pariu.  Devido um imprevisto, o evento não poderá ser realizado no Clipper Santo Antônio, como era feito nos anos anteriores. Um novo local ainda não foi definido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍