PROFESSORES PARTICIPAM DE CURSO QUE ESTIMULA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

O Curso Educação e Patrimônio Cultural está sendo realizado desde segunda-feira, dia 01, na Escola Lameira Bittencourt e reúne mais de 90 professores da rede municipal de ensino. A ação tem por objetivo dar formação aos educadores para o desenvolvimento de projetos que estimulem a preservação do patrimônio cultural das comunidades que estão inseridos.


“A gente trabalha articulando isso pra sala de aula, de como pode ser interessante pensar a questão dos processos de patrimonialização e de como o educador pode ser elemento chave nesse processo. O foco é trazer uma prática para os professores e mostrar que eles podem vivenciar isso de fato, concretamente, na sala de aula”, comenta Adriana Russi, professora do Curso de Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense.

O curso encerra somente na sexta-feira, dia 05, e é uma das atividades executadas pelo Programa Educação Patrimonial em Oriximiná, executado desde 2008 por uma equipe de professores e bolsistas da Universidade Federal Fluminense em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Diretoria de Turismo. O programa realiza pesquisas nas comunidades rurais do município para a elaboração de um inventário do artesanato tradicional local, além de cursos ofertados a professores.

“Começamos desde o ano passado a pesquisa do artesanato tradicional, ou seja, aquele que é ensinado de pai pra filho e assim por diante. E simultaneamente, promovemos cursos de formação continuada para o professor da rede pública municipal de forma a instrumentalizá-los a trabalhar por projetos, na sala de aula, articulando os diferentes saberes, como as manifestações culturais locais”, conta Adriana.

O inventário do artesanato tradicional será concluído ainda neste ano. O resultado desse trabalho será transformado em livro para ser distribuído às escolas e demais instituições de Oriximiná. O Programa de Educação Patrimonial é financiado pelo Ministério da Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍