Tribo dos Muirapinimas vence o Festribal 2011

A cor da vitória, na noite deste sábado (30), foi vermelha e azul. Com o tema “Ancestralidade”, a tribo dos Muirapinimas venceu o Festival das Tribos Indígenas de Juruti; o Festribal. A festa reuniu mais de 40 mil pessoas, que se encantaram com a beleza dessa manifestação da cultura popular. O desfile das tribos foi transmitido para o mundo inteiro e divulgado pela Internet.
O sábado era o dia mais esperado do Festival. Este ano, os brincantes Muirapinimas trabalharam o tema “Ancestralidade” e os participantes Mundurukus, “Sabedoria Indígena”. O destaque do evento é o apelo à história e cultura local, representado pelos temas das tribos. 
O primeiro Festival das Tribos aconteceu em 1986, mas só em 1995 houve o primeiro confronto entre as Tribos Munduruku e Muirapinima, durante o X Festival Folclórico da região. Antes disso se apresentavam apenas quadrilhas, bois-bumbás e grupos folclóricos. Segundo Ivanete Castro, secretária de Cultura de Juruti, “a valorização cutural do passado foi mantida, mas a inclusão do Festribal no meio digital é necessária”.  
Desde 2008, o Festribal é oficialmente Patrimônio Cultural do Pará. Realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio da Alcoa, a festa recebeu em três dias um público superior a 40 mil pessoas, numa verdadeira festa de incentivo e resgate ao folclore paraense.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Alcoa Mina de Juruti, Temple Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍