XXV FESTIVAL DA CULTURA ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA

A Secretaria de Cultura providencia os últimos ajustes para a realização do XXV Festival da Cultura de Oriximiná. O evento será realizado neste fim de semana, dias 01,02 e 03/07, na Praça do Centenário e traz para o público uma mostra das manifestações culturais existentes em Oriximiná contemplando a cultura indígena, ribeirinha, quilombola e produções da cidade.

“No Festival buscamos abranger toda diversidade cultural do município. Além das apresentações de dança, do concurso de quadrilhas, vamos ter um espaço para exposição de artesanato e também da culinária regional”, conta Tirson Givone, Secretário de Cultura.

O evento inicia na sexta-feira, dia 01/07, com a apresentação do documentário Corpos de Barro, produzido pelo pesquisador da UFF, Marcos Bonato, sobre a arte em cerâmica encontrada nas comunidades quilombolas Moura e Boa Vista. Nesse dia, também serão realizadas apresentações das escolas Iracema Givone e Nicolino, além de danças das de comunidades rurais: ribeirinhas, quilombolas e de tribos indígenas.

“Estamos buscando desenvolver dentro das comunidades rurais uma identidade cultural voltada para a potencialidade de cada uma pautada na sua economia. Assim cada comunidade desenvolve uma característica própria que a difere das demais promovendo uma diversidade de apresentações nos eventos culturais locais”, comenta Tirson.

Na sábado, 02/07, é o grande dia e momento mais esperado do evento com o Concurso de Quadrilhas que conta com 8 concorrentes que se apresentarão na seguinte ordem: Dançando na Rosa, Baila Comigo, Bailando na Roça, Flor da Juventude, Rosa Vermelha, Cia Êxtase de Dança, Lumiart e Explosão Caipira.

No domingo, 03/07, entram em cena as produções culturais existentes da zona urbana contemplando um total de 12 apresentações dos grupos: Jazz Mania, Boi Bumbá Brilhante, Garça Branca, Ágata, Êxtase, Matrix, Mistura de Ritmos, Apocalipse, Cia da Dança Konduri, Pivonic, Lendários da Amazônia e Discípulos de Cristo.

“Toda Oriximiná está convidada para participar desse momento de encontro com a nossa cultura. Venham prestigiar nossos produtores culturais e contribuir para valorização de nossas manifestações. Pensamos em um evento que possa oferecer segurança às famílias e acessível a todas as nossas classes sociais”, ressalta Tirson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍