Alcoa apresenta Relatório de Sustentabilidade

Dados como redução na emissão de gases e no consumo de água são destaque no documento, que é divulgado pelo décimo ano consecutivo

A Alcoa acaba de lançar o Relatório de Sustentabilidade 2012, que apresenta os principais resultados, aprendizados e desafios da companhia durante o período. Este é o décimo ano consecutivo que o documento é divulgado pela empresa e a primeira vez que o relatório inclui as demonstrações financeiras da companhia.

Formatado com base nas diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), que é referência em relatos socioambientais, o documento reúne informações das seis unidades produtivas e três escritórios da companhia no País, além das quatro usinas hidrelétricas que têm participação acionária da empresa.

“Mais um ano se passou e continuamos a honrar nossos valores e princípios, buscando cada vez mais soluções para o desenvolvimento sustentável”, ressalta Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina & Caribe.

Embora o ano de 2012 tenha sido desafiador para o mercado do alumínio e as perspectivas para a retomada da competitividade do setor sejam esperadas para o médio prazo, a Alcoa manteve seu compromisso com a sustentabilidade e promoveu avanços no relacionamento com as comunidades locais das regiões onde atua. Também avançou no uso mais eficaz de energia e água e em iniciativas para redução de emissões de gases de efeito estufa.

“Em 2012, as metas de redução da intensidade de consumo de água e de emissões foram atualizadas, devido ao desempenho positivo da companhia nos últimos anos. Essas atualizações são realizadas para garantir que a companhia busque atingir metas cada vez mais desafiadoras, de acordo com os avanços registrados ao longo dos anos”, explica Nilson Souza, diretor de Sustentabilidade da Alcoa América Latina & Caribe. 

A companhia reduziu em 24% a intensidade de emissões CO2 nas unidades de Produtos Primários, ante a meta de 30% estabelecida para 2020. Com relação à água, reduziu em 18% a intensidade de consumo nas unidades de Produtos Primários, diante da meta de 25% estabelecida para o mesmo ano. 

Além disso, a companhia passou a reciclar ou reutilizar 77% dos resíduos que eram destinados para aterros, superando a meta de reciclar 75% até 2020. 

Na relação com a comunidade, a companhia continua a investir em projetos sociais por meio do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation. Em 2012, foram destinados R$ 5,1 milhões em 46 projetos comunitários e em programas de voluntariado, totalizando mais de 50.000 horas de trabalho voluntário pelos funcionários da companhia. 

O Relatório está disponível no site www.alcoa.com.br e o vídeo-release do Relatório no http://www.youtube.com/alcoatvbrasil.

Sobre a Alcoa
A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2013, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Brenda Alvarez, Temple Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍