ALCOOLISMO: QUANDO UMA PESSOA SE TORNA DEPENDENTE?


Você sabia que o alcoolismo, dependência de bebidas alcoólicas, atinge 12 % dos brasileiros na fase adulta e corresponde a 90% das mortes ocasionadas pelo isso de drogas? Esses dados trazem um alerta: o consumo de álcool mata mais do que o uso de drogas proibidas como a maconha, a cocaína e outras. O detalhe preocupante é a doença não tem cura, mas pode ser controlada caso o alcóolatra esteja disposto a aderir ao tratamento.

“O alcoolismo tem uma relação muito forte com nossas emoções: com a raiva, a frustração e principalmente com a sensação de prazer. O álcool nos proporciona a sensação de poder é uma sensação psíquica muito poderosa, de que noda vai nos abalar. Os alcóolatras sem o álcool tem a sensação de fragilidade e buscam a bebida para que essa sensação de não abale sua vida naquele momento”, comenta Miki Okada, psicóloga em Oriximiná.

É importante ficar atento a alguns sinais para saber se alguém na sua família ou grupo social está se tornando dependente do álcool. “As pessoas que buscam a bebida constantemente para aliviar uma tensão, estresse ou se fortalecer quando não pode realizar alguma coisa ou aliviar um sofrimento, já são dependentes do álcool e nesses casos a bebida se tornou um remédio para a pessoa. É o momento de procurar ajuda médica e psicológica”, explica Miki.

Nos estágio mais avançado da doença, o consumo de álcool passa a interferir nas relações afetivas, profissionais e sociais, além de debilitar a saúde da pessoa. Na maioria dos casos, o alcóolatra se recusa aceitar que está doente dificultando o tratamento, pois só é possível obter resultados satisfatórios se o paciente estiver comprometido a interromper o vício.  Nesses casos o diálogo é fundamental. “A família pode ajudar por meio da conversa alertando para os riscos de estar desenvolvendo o alcoolismo, despertando para o problema é que a pessoa pode procurar ajuda, porque essa decisão tem que ser do indivíduo. À família cabe acompanhar e cooperar com o tratamento”, destaca MIki.

O alcoolismo pode provocar sérios problemas à saúde como câncer, AVC, gastrite, hepatite, cirrose, demência, acelera o envelhecimento, dentre outros. Em Oriximiná, o principal motivo de acidentes no trânsito está ligado ao uso do álcool. Na Oeste do Pará região, o único local para atendimento a esse tipo de dependência química está no município de Santarém, sendo o CAPSAD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), órgão público subsidiado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍