CÍRIO FLUVIAL DE SANTO ANTÔNIO ACONTECE NESTE DOMINGO

Foto: Janio Sena
O povo de Oriximiná está em contagem regressiva para sua maior festa religiosa e cultural: o Círio Fluvial de Santo Antônio que já acontece neste domingo, 07/08, abrindo ao melhor estilo as festividades em homenagem ao padroeiro do município. Enquanto a Paróquia providencia os últimos ajustes, o comércio local vivencia o aumento nas vendas e a prospecção de uma renda extra. Por outro lado, famílias inteiras aguardam a chegada de um familiar querido que só vem à cidade para matar a saudade dessa tradição especial. É tempo de ver rostos novos com os turistas que por aqui aventuram a expectativa de ver algo diferente e espetacular.

“Estamos com uma expectativa muito grande porque são 70 anos de círio fluvial, um momento muito importante não só para a igreja católica, mas para toda população oriximinaense que espera com muita alegria esse evento, um dois mais bonitos do mundo”, comenta o padre Arilson Lima, Pároco da Paróquia de Santo Antônio.

A balsa que conduzirá a imagem de Santo Antônio da Comunidade Rural Nossa Senhora do Rosário, Lago Caipurú, até o porto da cidade, já está em fase de conclusão do projeto de ornamentação. Ela é a principal personagem do Círio e atrai todos os olhares com seu espetáculo de luz e cor. Para completar a beleza desse momento mágico, neste ano foram confeccionadas mais de 16 mil barquinhas, peças de anhinga que servem de base para balões de seda com velas que são soltas no Rio Trombetas dando a impressão que uma cidade flutuante se aproxima. As embarcações também contribuem para beleza do Círio e dão um show à parte.

“Temos uma parceria muito grande com as escolas que confeccionaram em torno de 9 mil barquinhas, mas os devotos e as comunidades também deram sua contribuição e, com isso, temos mais de 16 mil barquinhas. Agora contamos com os donos de embarcação para que possam nos ajudar a soltá-las no rio”, informa o pároco.

O evento, além de envolver os oriximinaenses pela fé, aquece a economia. É a época em que o comércio, principalmente de vestuário e acessórios, potencializa suas vendas. Destaque também para o ramo de gêneros alimentícios, pois muitas famílias preparam um almoço tradicional para reunir entes queridos, assim como desponta a venda de refeições e petiscos em vários pontos da cidade.

A festividade em homenagem ao Santo Casamenteiro, acontece tradicionalmente do primeiro ao terceiro domingo do mês de agosto. Neste ano traz como tema: “Santo Antônio: testemunho do cuidado e da misericórdia”. São 15 dias de festa e devoção com missas todas as noites na Igreja Matriz seguida de atrações como leilões, bingos, apresentações culturais, serestas e outros no Clíper. A Prefeitura de Oriximiná é a principal parceira do evento.

“Temos uma grande parceria com a prefeitura, com o empresariado local e com os devotos. É a festa do povo oriximinaense, venha participar e fazer uma festa da paz, da alegria e da confraternização”, completa padre Arilson.
 Texto: Leize Silva
Vídeos: Programa Destaque, Canal 9 (Círio de 2015)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍