CIRTUITO CULTURAL TROMBETAS APOIA ATIVIDADES EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DO CÍRIO FLUVIAL DE SANTO ANTÔNIO



Na última sexta-feira, 29/07, Oriximiná reviveu o primeiro Círio Fluvial de Santo Antônio com a realização do Projeto Círio Fluvial Simbólico em comemoração aos 70 anos dessa festa tradicional do povo oriximinaense. A programação iniciou, às 18h, com a transladação fluvial em canoas de 20 e 30 palmos encerrando com uma noite cultural para apresentação das novas canções do padroeiro Santo Antônio.
O projeto Circuito Cultural Trombetas firmou parceria com os idealizadores tanto do Círio Fluvial Simbólico quanto da noite cultural. Para o círio, subsidiou a filmagem que deverá servir de base na produção de um documentário que será elaborado pelos coordenadores do projeto com objetivo de registrar e resgatar essa importante fase da história da festa mais tradicional do povo oriximinaense.
“Quando pensamos em reviver o primeiro Círio de Santo Antônio em uma época em que o santo era conduzido em canoas porque não tinha embarcação motorizada, pensamos também em registrar esse momento para montar um documentário e mostrar ao povo uma parte importante da nossa história. Agradecemos ao projeto pelo

apoio”, ressalta João Aragão, idealizador do Círio Fluvial Simbólico. 
O Cìrio Fluvial Simbólico saiu da rampa da barreirinha com a imagem de Santo Antônio sendo conduzida e acompanhada, em transladação pelo Rio Trombetas, em canoas de 20 e 30 palmos enfeitadas com papel de ceda, papel crepom e palha. “Foi muito lindo. Eu não existia na época do primeiro círio e foi muito emocionante reviver essa parte da nossa história, onde não tinha toda a beleza do círio atual, mas pelo que vemos, era igualmente lindo”, declara Sidônia de Souza, moradora do Bairro Santa Terezinha.
A noite cultural que iniciou após a missa em comemoração aos 70 anos do Círio de Santo Antônio teve total apoio do projeto nos serviços de sonorização e iluminação. Foi um momento especial para apresentação de 17 novas canções em homenagem ao padroeiro de Oriximiná, valorizando e promovendo o talento de compositores e intérpretes locais.
O Circuito Cultural Trombetas é um projeto incentivado pelo Governo Federal através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Mineração Rio do Norte e com gestão e produção da empresa C2A Produções Culturais. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍