DESPERDÍCIO DE ÁGUA PODE CAUSAR DESABASTECIMENTO EM BAIRROS ATENDIDOS POR MICROSSISTEMAS




O período de calor intenso chegou em nossa região provocando aumento no consumo de água. Estamos ingerindo mais líquido, tomando mais banho, sujando mais roupa, entre outras atividades que nos fazem gastar água em excesso. Mesmo morando à beira do rio, precisamos consumir esse líquido precioso com moderação par evitar o desabastecimento. O alerta vem da Coordenadoria de Saneamento, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEMDURB).

“A população aumentou, o consumo também e o sistema de abastecimento continua o mesmo. Está na hora de a população começar economizar água e evitar o desperdício. Quando você deixa a caixa d’água vazando a noite inteira, está tirando água do microssistema que era para chegar às residências. No outro dia vai fazer falta e prejudicar a todos os moradores daquela área”, ressalta Stela Santos, Coordenadora de Habitação.

Questionada sobre as reclamações nas redes sociais referentes à falta de água em alguns trechos, ela afirma que todos os microssistemas estão funcionando dentro da normalidade. No entanto, o uso de bombas d’água ligadas direto na rede está causando problemas no abastecimento.

“Cada vez mais estamos vendo o aumento excessivo de bombas na rede e isso impede que a água chegue às demais famílias. Tem gente que liga a bomba, vai dormir e o restante das pessoas fica água. O abastecimento é para todos. Quem usa bomba tem que entender que é errado e que seu vizinho precisa de água tanto quanto você”, comenta Stela.

O consumo racional é a alternativa para evitar a sobrecarga do sistema e problemas no abastecimento nesta época que tanto se precisa de água nas residências. Adote medidas diárias que venham trazer economia e faça o armazenamento em caixas d’água. Quando faltar água nas residências abastecidas por microssistemas, procure o bombeiro da área para informar o problema ou a Coordenadoria de Saneamento.

“Adote o bombeiro de sua área, informe para ele quando faltar água em sua casa. Ligue para a SEMDURB, no 3544-1404, e relate o problema para que possamos resolver. Evite usar as bombas e evite mexer na manobra, tudo isso traz problemas e para todos. Vamos economizar porque o desperdício pode causar um colapso no sistema”, informa Stela Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍